A importância do ensino de história afro-brasileira na Educação Infantil: valorizando a cultura e as raízes africanas para promover o respeito à diversidade na primeira infância
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Data
Orientador
Silva, Daniel Romão da 

Coorientador
Arruda, Victoria Sara de 

Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo aborda a relevância do ensino de história afro-brasileira na educação primária, destacando sua importância para a promoção da diversidade cultural na educação infantil. O trabalho discute as causas históricas e sociais que fundamentam a necessidade dessa abordagem, além das leis e diretrizes que regulamentam sua implementação, como as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Também é analisado o papel do docente no ambiente escolar, com foco em estratégias pedagógicas que promovam o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira. A pesquisa examina, ainda, a construção da identidade das crianças negras no contexto social e escolar, investigando as referências culturais disponíveis e como são trabalhadas no ambiente educativo. Nesse sentido, são apresentados dados que ressaltam a importância de representações positivas e inclusivas para o fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento dessas crianças. A metodologia utilizada incluiu levantamentos bibliográficos e análises de estudos existentes, que forneceram informações cruciais para a compreensão e a contextualização do tema. Os resultados reforçam a necessidade de uma abordagem educativa que transcenda o conteúdo curricular tradicional, promovendo um ensino mais inclusivo, crítico e representativo da diversidade cultural brasileira. Sendo assim, concluímos que o ensino de história afro-brasileira na educação infantil é essencial para a formação de uma sociedade mais equitativa e consciente de suas raízes multiculturais.
Resumo (inglês)
This study addresses the significance of teaching Afro-Brazilian history in primary education, emphasizing its importance in promoting cultural diversity in early childhood education. The research discusses the historical and social causes that underscore the need for this approach, as well as the laws and guidelines regulating its implementation, such as Laws No. 10.639/03 and No. 11.645/08. It also examines the teacher's role in the school environment, focusing on pedagogical strategies that encourage the recognition and appreciation of Afro-Brazilian culture. Additionally, the study explores the construction of Black children's identity within social and school contexts, investigating the cultural references available and how they are addressed in the educational setting. Data highlighting the importance of positive and inclusive representations for strengthening these children's self-esteem and sense of belonging are presented. The methodology included bibliographic surveys and analyses of existing studies, which provided crucial insights for understanding and contextualizing the topic. The findings reinforce the need for an educational approach that transcends traditional curriculum content, fostering a more inclusive, critical, and representative teaching of Brazil's cultural diversity. The study concludes that teaching Afro-Brazilian history in early childhood education is essential for shaping a more equitable society that is conscious of its multicultural roots.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, História e cultura afro-brasileira, Legislação educacional, Identidade negra, Trabalho docente
Idioma
Português

