Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A importância do ensino de história afro-brasileira na Educação Infantil: valorizando a cultura e as raízes africanas para promover o respeito à diversidade na primeira infância

dc.contributor.advisorSilva, Daniel Romão da [UNESP]
dc.contributor.authorAnjos, Rubia Cristina Aprígio dos [UNESP]
dc.contributor.coadvisorArruda, Victoria Sara de [UNESP]
dc.contributor.committeeMemberBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.committeeMemberBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-12-12T14:16:17Z
dc.date.issued2025-11-03
dc.description.abstractEste estudo aborda a relevância do ensino de história afro-brasileira na educação primária, destacando sua importância para a promoção da diversidade cultural na educação infantil. O trabalho discute as causas históricas e sociais que fundamentam a necessidade dessa abordagem, além das leis e diretrizes que regulamentam sua implementação, como as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Também é analisado o papel do docente no ambiente escolar, com foco em estratégias pedagógicas que promovam o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira. A pesquisa examina, ainda, a construção da identidade das crianças negras no contexto social e escolar, investigando as referências culturais disponíveis e como são trabalhadas no ambiente educativo. Nesse sentido, são apresentados dados que ressaltam a importância de representações positivas e inclusivas para o fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento dessas crianças. A metodologia utilizada incluiu levantamentos bibliográficos e análises de estudos existentes, que forneceram informações cruciais para a compreensão e a contextualização do tema. Os resultados reforçam a necessidade de uma abordagem educativa que transcenda o conteúdo curricular tradicional, promovendo um ensino mais inclusivo, crítico e representativo da diversidade cultural brasileira. Sendo assim, concluímos que o ensino de história afro-brasileira na educação infantil é essencial para a formação de uma sociedade mais equitativa e consciente de suas raízes multiculturais.pt
dc.description.abstractThis study addresses the significance of teaching Afro-Brazilian history in primary education, emphasizing its importance in promoting cultural diversity in early childhood education. The research discusses the historical and social causes that underscore the need for this approach, as well as the laws and guidelines regulating its implementation, such as Laws No. 10.639/03 and No. 11.645/08. It also examines the teacher's role in the school environment, focusing on pedagogical strategies that encourage the recognition and appreciation of Afro-Brazilian culture. Additionally, the study explores the construction of Black children's identity within social and school contexts, investigating the cultural references available and how they are addressed in the educational setting. Data highlighting the importance of positive and inclusive representations for strengthening these children's self-esteem and sense of belonging are presented. The methodology included bibliographic surveys and analyses of existing studies, which provided crucial insights for understanding and contextualizing the topic. The findings reinforce the need for an educational approach that transcends traditional curriculum content, fostering a more inclusive, critical, and representative teaching of Brazil's cultural diversity. The study concludes that teaching Afro-Brazilian history in early childhood education is essential for shaping a more equitable society that is conscious of its multicultural roots.en
dc.description.sponsorshipIdNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/316947
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapt
dc.subjectLegislação educacionalpt
dc.subjectIdentidade negrapt
dc.subjectTrabalho docentept
dc.titleA importância do ensino de história afro-brasileira na Educação Infantil: valorizando a cultura e as raízes africanas para promover o respeito à diversidade na primeira infânciapt
dc.title.alternativeThe importance of teaching afro-brazilian history in early Childhood Education: valuing african culture and heritage to promote respect for diversity in early childhooden
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogiapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
anjos_rca_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
647.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
anjos_rca_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
145.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: