Publicação: A coconstrução do discurso narrativo: um olhar dialógico-discursivo e multimodal para os dados de uma criança pequena
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Data
Autores
Orientador
Del Ré, Alessandra 

Coorientador
Diedrich, Marlete Sandra 

Pós-graduação
Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este estudo tem como objeto de investigação a coconstrução do discurso narrativo na experiência de aquisição da linguagem de uma criança pequena, S., no período de 1;05;24 a 4;03;4. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, cujos dados analisados foram coletados longitudinalmente em contexto familiar. Baseados na abordagem dialógico discursiva (Volóchinov; Bakhtin, 2018; Del Ré et al., 2022), acreditamos que a criança entra na língua(gem) por meio dos gêneros discursivos que organizam as práticas de linguagem nas diferentes esferas sociais de uso da língua(gem) das quais ela participa e adquire a língua e os usos linguísticos na relação dialógica com o outro e seus discursos. Nessa perspectiva, a narrativa é um dos discursos por meio do qual a criança experiencia, com o outro, a linguagem. A narrativa é entendida como fenômeno linguístico-discursivo heterogêneo (François, 1996; 2004), cujo sentido resulta dos movimentos discursivos da atividade dialógica de produção e de recepção. Assim, o sentido se constrói dialogicamente, por meio do encadeamento dos enunciados entre os participantes. Neste estudo, afastamo-nos de um ponto de vista adultocêntrico das narrativas construídas pela criança, segundo o qual a criança pequena não narra ou não é reconhecida como narradora, pois suas produções são interpretadas como incompletas. Para isso, apoiamo-nos nos trabalhos de Frédéric François (François, 1996, 2004; François; Hudelot; Sabeau-Jouannet, 1984), que reconhece a existência de uma estrutura narrativa mínima, mas entende que o que torna algo “digno de ser narrado” está nas formas heterogêneas, singulares e mesmo inéditas de se colocar em palavras (mise en mots) as histórias ouvidas, os acontecimentos vivenciados, ou ainda uma mistura de elementos ficcionais com experiências pessoais. Duas hipóteses guiaram o trabalho: 1) é dentro do e graças ao contexto dialógico da interação discursiva que a criança adquire e se apropria do discurso narrativo, de sua estrutura e de seus elementos; 2) as contribuições de S. para a coconstrução de narrativas com os adultos se modificam, em termos qualitativos e quantitativos, ao longo de seu processo de aquisição da linguagem. Desse modo, o principal objetivo deste estudo é compreender como as narrativas são coconstruídas nos diálogos entre S. e seus interlocutores adultos, de modo a analisar como cada participante contribui para a coconstrução desse discurso. Para esta investigação, nos propomos a, especificamente: 1) identificar a natureza das proposições narrativas (ação, descrição, etc.) e os tipos de intervenção de cada participante (resposta, pergunta, ordem, etc.); 2) observar, nas proposições narrativas produzidas por S., elementos que contribuem para uma complexificação da estrutura narrativa mínima (François; Hudelot; Sabeau-Jouannet, 1984), atentando-nos também para o papel dos elementos multimodais (De Almeida; Cavalcante, 2017); 3) identificar os modos de intervenção andaimantes do adulto (De Weck; Salazar Orvig, 2019), uma vez que, em um primeiro momento, a criança tem as condições para narrar em interação e com o suporte do outro. Os dados, submetidos a uma análise qualitativa e quantitativa, mostram que o contexto interacional e dialógico da coconstrução e as intervenções andaimantes dos adultos permitem que S. narre, por meio de formas heterogêneas e singulares, suas histórias e experiências. Além disso, é possível perceber uma complexificação gradual nos modos de mise en mots de suas proposições, evidenciando uma maior contribuição da criança para a construção das narrativas e uma dependência menos direta das intervenções andaimantes do adulto, à medida que ela passa a ocupar outras posições discursivas dentro do diálogo.
Resumo (inglês)
This study investigates the co-construction of narrative discourse in the language acquisition experience of a young child, S., between 1;05;24 and 4;03;4. This is a qualitative case study, in which the data was collected longitudinally in a familiar context. Based on the dialogic discursive approach (Volóchinov; Bakhtin, 2018; Del Ré et al., 2022), we believe that the child enters language through discursive genres that organize language practices in the different social spheres of language use in which she participates, acquiring language and linguistic uses in a dialogic relationship with others and their discourses. From this perspective, narrative is one of the discourses through which the child experiences language with others. Narrative is understood as a heterogeneous linguistic-discursive phenomenon (François, 1996; 2004), whose meaning results from the discursive movements of the dialogical activity of production and reception. Thus, meaning is constructed dialogically, through the chaining of utterances between the participants. In this study, we are distancing ourselves from an adult-centric view of the narratives constructed by the child, according to which young children do not narrate or are not recognized as narrators, because their productions are interpreted as incomplete. To do this, we rely on the work of Frédéric François (François, 1996, 2004; François; Hudelot; Sabeau-Jouannet, 1984), who recognizes the existence of a minimal narrative structure, but believes that what makes something “worthy of being narrated” lies in the heterogeneous, unique and even unprecedented ways of putting into words (mise en mots) the stories heard, the events experienced, or even a mixture of fictional elements with personal experiences. Two hypotheses guided the work: 1) it is within and thanks to the dialogic context of discursive interaction that the child acquires and appropriates narrative discourse, its structure and its elements; 2) S.’s contributions to the co-construction of narratives with adults change, in qualitative and quantitative terms, throughout her language acquisition process. Thus, the main objective of this study is to understand how narratives are co-constructed in dialogues between S. and her adult interlocutors, in order to analyze how each participant contributes to the co-construction of this discourse. Specifically, we aim to: 1) identify the nature of the narrative propositions (action, description, etc.) and the types of intervention by each participant (response, question, order, etc.); 2) observe, in the narrative propositions produced by S., elements that contribute to a complexification of the minimal narrative structure (François; Hudelot; Sabeau-Jouannet, 1984), also considering the role of multimodal elements (De Almeida; Cavalcante, 2017); 3) identify the scaffolding modes of intervention of the adult (De Weck; Salazar Orvig, 2019), since, at first, the child has the conditions to narrate in interaction and with the support of the other. The data, which has been subjected to qualitative and quantitative analysis, shows that the interactional and dialogical context of co-construction and the scaffolding interventions of adults enable S. to narrate her stories and experiences in heterogeneous and unique ways. Additionally, a gradual complexification in the modes of mise en mots of her propositions is evident, showing a greater contribution from the child to the construction of narratives and a lesser direct dependence on the scaffolding interventions of the adult as she begins to occupy other discursive positions within the dialogue.
Descrição
Palavras-chave
Aquisição da linguagem, Multimodalidade, Dialogismo, Narrativas, Crianças, Abordagem dialógico-discursiva, Narratives, Children, Dialogic-discursive approach, Multimodality, Language acquisition
Idioma
Português
Como citar
[ZEFERINO], [Mariana]. [A coconstrução do discurso narrativo]: [um olhar dialógico-discursivo e multimodal para os dados de uma criança pequena]. [2025]. [Tipo
de trabalho: Dissertação] ([Mestrado] em [Programa de
Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa]) – [Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara], Universidade Estadual Paulista
(UNESP), [Araraquara], [2024].