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Publicação:
Possibilidades do trabalho pedagógico com educação em valores no ensino médio por meio de estudos do texto literário teatral

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Orientador

Lepre, Rita Melissa

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica que visa consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além de possibilitar ao jovem de 15 a 17 anos a preparação básica para o trabalho e a cidadania. Nesta etapa, espera-se que a escola e o professor estimulem nos estudantes as competências necessárias para agirem de forma criativa, crítica e responsável na construção do seu projeto de vida. Dessa forma, na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) também estabelece como diretriz para o Ensino Médio o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A formação integral do aluno passa então a ser um desafio para o professor cuja prática planejada e embasada na Educação em Valores Morais (EVM) pode contribuir e muito para atingir os objetivos almejados pela BNCC que é garantir o protagonismo dos estudantes quando se garante espaços de aprendizagens nos quais se desenvolvem abstração, diálogo, reflexão, proposição e ação; assegurar momentos de reflexão sobre as aprendizagens pessoais e interpessoais e promover aprendizagens colaborativas e em equipes. Para tanto, o objetivo geral dessa pesquisa foi propor, desenvolver e avaliar atividades, em Sequência Didática, a partir da peça teatral “Auto da barca do inferno” de Gil Vicente que potencialmente possam desenvolver o juízo moral em estudantes do 1.º Ano do Ensino Médio. Assim, por meio da observação participativa, na perspectiva da metodologia da Pesquisa-ação, foi estudado o auto de moralidade vicentino na disciplina de Literatura e, posteriormente, assentadas na perspectiva da teoria psicogenética de Jean Piaget e no desenvolvimento da personalidade moral de Josep Maria Puig, foram desenvolvidas atividades embasadas em recursos metodológicos favoráveis para a Educação em Valores como a clarificação de valores; leitura compartilhada; roda de conversa dialogada; a discussão dos dilemas morais; a construção conceitual e o exercício de role-playing. Alguns dos resultados significativos que contribuíram para a potencial promoção do desenvolvimento do juízo moral dos estudantes foram: escuta ativa, respeito, empatia, inclusão, conflito cognitivo, trabalho colaborativo e dialógico. Por meio da Sequência Didática (SD) intencionalmente planejada, tendo como tema o texto literário teatral, foi elaborado como Produto Educacional um e-book digital que traz como sugestão atividades, orientações e dicas de como promover um ambiente sociomoral, socioafetivo e estimular o desenvolvimento da autonomia dos adolescentes nas aulas de Literatura no Ensino Médio.

Resumo (inglês)

High School is the final stage of Basic Education that aims to consolidate and deepen the knowledge acquired in Elementary School, in addition to providing young people aged 15 to 17 with basic preparation for work and citizenship. At this stage, the school and the teacher are expected to encourage students to develop the skills needed to act creatively, critically and responsibly in the construction of their life project. Thus, Law No. 9,394/96 (Law of Guidelines and Bases of National Education) also establishes as a guideline for High School the improvement of the student as a human being, including ethical formation and the development of intellectual autonomy and critical thinking. The student's comprehensive education then becomes a challenge for the teacher whose practice, planned and based on Education in Moral Values (EVM), can contribute greatly to achieving the objectives sought by the BNCC, which is to guarantee the students' protagonism when guaranteeing learning spaces in which abstraction, dialogue, reflection, proposition and action are developed; ensuring moments of reflection on personal and interpersonal learning and promoting collaborative and team learning. To this end, the general objective of this research was to propose, develop and evaluate activities, in Didactic Sequence, based on the play “Auto da barca do inferno” by Gil Vicente that could potentially develop moral judgment in students in the 1st year of high school. Thus, through participatory observation, from the perspective of the Action Research methodology, the Vincentian morality play was studied in the Literature discipline and, subsequently, based on the perspective of Jean Piaget's psychogenetic theory and Josep Maria Puig's development of the moral personality, activities were developed based on methodological resources favorable to Education in Values, such as clarification of values; shared reading; dialogic conversation circle; discussion of moral dilemmas; conceptual construction and roleplaying exercise. Some of the significant results that contributed to the potential promotion of the development of students' moral judgment were: active listening, respect, empathy, inclusion, cognitive conflict, collaborative and dialogic work. Through the intentionally planned Didactic Sequence (DS), with the theatrical literary text as its theme, a digital e-book was created as an Educational Product, which offers suggested activities, guidelines and tips on how to promote a sociomoral, socioaffective environment and stimulate the development of autonomy in adolescents in Literature classes in High School.

Descrição

Palavras-chave

Ensino médio, Literatura, Juízo moral, High school, Literature, Moral judgment

Idioma

Português

Como citar

LOPES, L. S. Possibilidades do trabalho pedagógico com educação em valores no ensino médio por meio de estudos do texto literário teatral. Orientadora: Rita Melissa Lepre. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.

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