Publicação: Livro-objeto e a leitura com bebês e crianças pequenininhas: da ação brincante aos gestos inaugurais do ato de ler
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa materializada nesta dissertação teve como objetivo compreender como as características do projeto gráfico-editorial e estético-literário do livro-objeto, podem potencializar o desenvolvimento dos gestos inaugurais do ato de ler, precursores da capacidade e atitude leitora. Ao pensarmos a literatura relacionada às crianças na etapa inicial da Educação Infantil, nos remetemos às obras literárias que, por suas dimensões ética, estética e ideológica, afetam e promovem interações desenvolventes junto às crianças, considerando-as como leitoras potenciais que (ao interagir de forma mediada ou autônoma com este bem da cultura humana) realizam objetivações e constroem sentidos não somente na posição de ouvinte, mas também em suas experimentações práticas, participando assim de momentos inaugurais do ato de ler. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura junto ao Banco de Dissertações e Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o levantamento bibliográfico de obras e autores que tratassem dos conceitos de Linguagem, Literatura, Leitura e Escrita, Gestos inaugurais do ato de ler e Livro-objeto que, por meio da categoria bakhtiniana do cotejo, proporcionaram a elaboração desta dissertação. Como etapa metodológica final, realizamos a análise de quatro obras literárias que, por suas características híbridas e brincantes, circunscrevem-se na categoria livro-objeto, cotejando as análises bibliográficas realizadas com os aspectos constituintes das obras. O referencial teórico utilizado para iluminar tais reflexões se apoiou no pensamento de estudiosos da Literatura Infantil como Zilberman (2014), Lajolo e Zilberman (2017), Linden (2018), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2017), Ramos e Navas (2020), Paiva (2010), Oliveira (2008) e outros teóricos, bem como nos pressupostos da filosofia da linguagem defendida por filósofos russos como Bakhtin (2011, 2012, 2016, 2017), Volóchinov (2013, 2018) e da Teoria Histórico-Cultural, representados por Vigotsky (1991,1993, 1996, 1998, 2001, 2017), Elkonin (1998), Leontiev (1988, 2001, 2010). Como resultados compreendemos que os bebês e as crianças pequenininhas são seres constituídos pela linguagem e pelas relações dialógicas concebidas por meio dela e que, desde que nascem, começam a se apropriar em seu psiquismo, das vozes, sentidos e enunciados presentes nas narrativas literárias, de acordo com seu nível de desenvolvimento. Por conseguinte, a literatura infantil deve fazer parte da vida das crianças na escola da infância, de forma intencional, em interações múltiplas e constantes, possibilitadoras de emergentes necessidades de ler, conhecer, expressar-se, apropriar-se da cultura e seus objetos e conhecer o seu entorno, como meio para que elas possam se desenvolver e se humanizar. Neste contexto, os livros-objeto carregam a possibilidade da apreciação estética na esfera das atividades literárias, por suas características relativas ao projeto gráfico-editorial, materialidade e hibridismo de linguagens; situados entre o livro e o brinquedo, enfatizam a figura do leitor e constituem-se em convites brincantes ao desenvolvimento dos gestos inaugurais do ato de ler e o potencializam. Os livros-objeto são portanto contemporâneos, surpreendentes e instigantes.
Resumo (inglês)
The research in this dissertation aims at understanding how the characteristics of the graphiceditorial and aesthetic-literary project of object books can enhance the development of inaugural gestures of the act of reading, precursors of the reading capacity and attitude. Reflecting about literature related to children in early stages of preschool, we referred to literary works containing ethical, aesthetic, and ideological dimensions which affect and promote developmental interactions with children, considering them as potential readers who, not only interact in a mediated or autonomous way with this good of human culture, but also carry out objectivations and build meaning as listeners, as well as having practical experiments, thus participating in inaugural moments of the act of reading. To achieve the proposed objective, literature review within the bank of dissertations and thesis of CAPES (Coordination of Superior Level Staff Improvement) was used as methodological procedure, the gathering of works and authors that deal with the concepts of language, literature, reading and writing, inaugural gestures of the act of reading and object books provided the preparation for this dissertation through the Bakhtinian category of comparison. In the final methodological step, we performed the analysis of four literary works that, though hybrid and playful characteristics, cover the object book category, comparing the bibliographic analyses performed with the constituent aspects of the works. The theoretical reference used to enlighten such reflections was based on the thinking of children literature scholars such as Zilberman (2014), Lajolo and Zilberman (2017), Linden (2018), Nikolajeva and Scott (2011), Branches (2017), Branches and Vessels (2020), Paiva (2010), Oliveira (2008) and other theorists, as well as the assumptions of the language philosophy advocated by Russian philosophers such as Bakhtin (2011, 2012, 2016, 2017), Volóchinov (2013, 2018) and the Historic-Cultural Theory, represented by Vigotsky (1991,1993, 1996, 1998, 2001, 2017), Elkonin (1998), Leontiev (1988, 2001, 2010). In conclusion, we realized that infants, toddlers, and young preschoolers are beings made up of language and resulting dialogical relationships; from the moment they are born, they begin to appropriate literary narratives’ psychism, voices, senses, and statements, according to their level of development. Children’s literature should therefore be part of children’s lives in their preschool education; intentionally, in multiple and constant interactions, to enable emerging reading, knowing and expression needs, to own culture and its objects, and to know one’s surroundings, as a means for them to develop and humanize themselves. In this context, object books carry the possibility of an aesthetic appreciation in the sphere of literary activities, due to their characteristics related to the graphic-editorial design, materiality, and hybridism of languages; between a book and a toy, they emphasize the reader’s figure and constitute playful invitations to the development of inaugural gestures of the act of reading, by also enhancing it. Object books are contemporary, surprising, and thought-provoking.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Bebês e crianças pequenininhas, Literatura infantil, Livro-objeto, Gestos inaugurais do ato de ler, Preschool education, Infants, toddlers, and young preschoolers, Children literature, Object books, Inaugural gestures of the act of reading
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, Zelia Inez Lázaro. Livro-objeto e a leitura com bebês e crianças pequenininhas: da ação brincante aos gestos inaugurais do ato de ler. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.