Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo de leitura na escola pública: um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Curado, Odilon Helou Fleury

Coorientador

Pós-graduação

Letras - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pesquisa desenvolve um estudo sobre atividades de leitura. Em seu curso, percebemos a necessidade de confrontar alguns aspectos teóricos com determinada prática escolar, o que nos levou à aplicação de questionários para verificar, além do nível de afinidade dos alunos envolvidos em relação a tais atividades, seu ponto de vista diante do modo como sua escola lida com o processo de leitura. Em complemento, implementamos certas atividades propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, muitas distantes das salas de aula, e ainda outras possibilidades de tornar a leitura mais atraente para o jovem e mais eficaz para a formação de leitores proficientes.

Resumo (inglês)

The research purposes to develop a study about reading activities. In its progress, we realized the necessity of comparing some theoretical aspects with determined school practice, what conducted us to the application of questionnaires to verificate, beyond of the level of kindred of the students involved in relation of such activities, their point of view in the presence of the way how their school manages the reading process. In complement, we implement some activities proposed by the PCN's, some far of the classroom, and other possibilities to become the reading more attractive to young people and more efficacious to the formation of proficient readers.

Descrição

Palavras-chave

Escolas, Leitura - Estudo e ensino, Proficiência, School, Proficiency, Reading

Idioma

Português

Como citar

BURANELLO, Eliane Cristina. O processo de leitura na escola pública: um estudo de caso. 2005. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação