Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidade

dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
dc.contributor.authorPonce, Rosiane de Fátima [UNESP]
dc.contributor.authorPelegrine, Anderson de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorNunes, Rodrigo Lima [UNESP]
dc.contributor.authorBezerra, Janaina Pereira Duarte [UNESP]
dc.contributor.authorFelix, Tatiane Pires [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento, Ariana do [UNESP]
dc.contributor.authorFracon, Thais Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:29Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:29Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente artigo procurou abordar as implicações do Projeto de Intervenção e Pesquisa realizado pela equipe GEIPEE-thc (Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial) Teoria histórico- Cultural da UNESP-Presidente Prudente numa escola pública municipal de Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente/SP, que atende estudantes oriundos de diversos bairros considerados como áreas de exclusão social e pobreza, numa perspectiva de formação dos professores que avance a formação inicial de modo a contribuir com seu trabalho a apartir da realidade escolar vivenciadas por eles. No decorrer do projeto de intervenção foram realizadas importantes discussões entre os profissionais atuantes na escola para que o desenvolvimento dos indivíduos caminhasse em direção ao processo de humanização dos sujeitos escolares. As intervenções e pesquisa no interior da escola se deram por meio de aulas de Educação Física aplicadas pelo GEIPEE-thc que procurou analisar de forma realista e fidedigna, as condições histórico-sociais dos estudantes participantes do Projeto, suas atitudes e manifestações que vão contra valores humano-genéricos, assim como as situações educacionais vividas por esses sujeitos no interior da escola. Paralelamente foram realizados encontros com os professores das respectivas turmas nos momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com o intuito de propor momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, tendo em vista a superação de dificuldades, conflitos e situações de violência e/ou indisciplina encontradas no decorrer de suas ações na sala de aula e em outros espaços da escola, sendo que tal momento será objeto de análise nesse artigo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação Física, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent3761-3773
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3761-3773
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes1174965025379986
dc.identifier.orcid0000-0001-7138-3086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141792
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProjeto de intervençãopt
dc.subjectTrabalho educativopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.titleEducação escolar e construção da consciência: a importância da formação e atuação intencionais do professor para um processo educativo de qualidadept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1174965025379986[2]
unesp.author.orcid0000-0001-7138-3086[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação Física - FCTpt
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-3761-3773.pdf
Tamanho:
532.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format