Publicação: O enriquecimento curricular: alternativa para valorização do processo de desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação e subsídios para educadores
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Data
2024-02-21
Autores
Orientador
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho, realizado na Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos/SP, investiga a indicação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (doravante AH/SD) da Educação básica, na etapa do Ensino fundamental I (1º ao 5º ano), e as alternativas para enriquecimento curricular nas práticas com tais alunos. Para investigação, utilizamos duas amostras diferenciadas: a primeira formada por 50 professores, que atuavam na educação básica da Educação infantil ao Ensino fundamental I, sedo que nesta primeira amostra ao todo 29 estudantes foram indicados pelos docentes, após um curso de formação, como alunos com AH/SD. A segunda amostra, para qual oferecemos o enriquecimento curricular, foi constituída por 22 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo quatro indicados da primeira amostragem. Estabelecemos como objetivo geral desenvolver e implementar uma prática curricular de enriquecimento para estudantes com AH/SD, matriculados no Ensino Fundamental I. Para alcançar esse objetivo, perpassamos por outros, específicos, sendo eles: Mapear nos últimos dez anos, por meio de estudos sobre a temática em questão, acerca do conceito de AH/SD, bem como o parâmetro geral da Educação Especial em perspectiva inclusiva; Propor uma ação formativa para professores que atuam no ensino fundamental sobre a temática AH/SD; Identificar entre os estudantes aqueles com indicadores acima da média de forma multimodal; Planejar e implementar uma proposta de enriquecimento curricular por meio de uma consultoria colaborativa; Desenvolver, aplicar e avaliar um recurso educacional e seu guia de uso, no contexto escolar. Ressaltamos que esta pesquisa tem caráter descritivo, de estudo de campo com abordagem qualitativa e que utilizou a metodologia da análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Sua relevância justifica-se pela importância acadêmica e social da importância na vida das pessoas de identificar e atender às necessidades dos estudantes com AH/SD, sujeitos de direitos ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ademais, verificamos, com o estudo, que havia apenas um cadastro de estudante com AH/SD nos últimos dez anos, no município investigado, e nenhum mencionado na escola, participante da pesquisa. Os resultados, após a formação de professores, demonstram que há estudantes com o perfil de AH/SD, mas falta identificação e conhecimento para atendê-los adequadamente. Tais resultados reforçam que a formação docente é fundamental, tanto no processo de identificação quanto no atendimento do estudante com AH/SD. Além disso, indicam a necessidade de oferta de enriquecimento curricular para esses estudantes, o que pode acontecer por meio da intencionalidade e das parcerias firmadas, que contemplem os princípios do trabalho colaborativo.
Resumo (inglês)
This work, carried out at the Municipal Department of Education of Ourinhos/SP, investigates the indication of students with High Abilities/Giftedness (hereinafter AH/SD) in Basic Education, in the stage of Elementary Education I (1st to 5th year), and the alternatives for curricular enrichment in practices with such students. For investigation, we used two different samples: the first formed by 50 teachers, who worked in basic education from early childhood education to elementary school I, and in this first sample in total 29 students were nominated by the teachers, after a training course, as students with AH/SD. The second sample, for which we offered curricular enrichment, consisted of 22 students in the 5th year of Elementary School I, four of whom were nominated from the first sample. We established as a general objective to develop and implement a curricular enrichment practice for students with AH/DS, enrolled in Elementary School I. To achieve this objective, we went through other specific ones, namely: Mapping the last ten years, through studies on the theme in question, regarding the concept of HA/SD, as well as the general parameter of Special Education from an inclusive perspective; Propose a training action for teachers who work in elementary education on the topic AH/SD; Identify among students those with indicators above average in a multimodal way; Plan and implement a curriculum enrichment proposal through collaborative consultancy; Develop, apply and evaluate an educational resource and its usage guide, in the school context. We emphasize that this research has a descriptive nature, a field study with a qualitative approach and that it used the content analysis methodology in the treatment of the data obtained. Its relevance is justified by the academic and social importance of identifying and meeting the needs of students with AH/DS in people's lives, subject to rights to Specialized Educational Assistance (AEE). Furthermore, we verified, with the study, that there was only one record of a student with AH/DS in the last ten years, in the municipality investigated, and none mentioned in the school, participating in the research. The results, after teacher training, demonstrate that there are students with the AH/SD profile, but there is a lack of identification and knowledge to serve them appropriately. These results reinforce that teacher training is fundamental, both in the identification process and in the care of students with HA/DS. Furthermore, they indicate the need to offer curricular enrichment for these students, which can happen through intentionality and established partnerships, which embrace the principles of collaborative work.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Linhares, Márcio José. O enriquecimento curricular: alternativa para valorização do processo de desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação e subsídios para educadores. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.