Logotipo do repositório
 

Publicação:
A descoberta da criança na perspectiva montessoriana: percurso teórico e prático de uma pedagogia

dc.contributor.advisorAriosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
dc.contributor.authorMoreira, Amanda Almeida Ribeiro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-08-11T18:25:57Z
dc.date.available2021-08-11T18:25:57Z
dc.date.issued2021-07-01
dc.description.abstractMaria Montessori foi uma psiquiatra italiana que dedicou sua vida à educação, primeiramente, educando crianças que tinham dificuldades psicológicas, e depois, atuando na Casa dei Bambini com crianças de 3 a 6 anos. Nesse contexto, ela desenvolveu o método da Pedagogia Científica, o qual ficou conhecido mundialmente como Método Montessori. Atualmente, seu método abrange desde a educação de bebês até a universitária. Embora suas ideias tenham atingido as mais diversas faixas etárias, diversos países e até mesmo áreas que não são da educação, como asilos e hospitais, Montessori, ainda hoje, é pouco conhecida. O presente trabalho tem como objetivo revisitar as obras de Maria Montessori e de seus colaboradores para compreender suas contribuições para a educação na Primeira Infância. Para alcançar tal objetivo, foi utilizada a pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Este trabalho foi divido em três seções. A primeira seção expõe a vida de Maria Montessori e o desenvolvimento de seu método, a produção de suas obras; também contextualiza Montessori no contexto educacional da época, mostrando a sua não ligação com a Escola Nova, que se desenvolvia no mesmo período; além disso, apresenta alguns de seus principais colaboradores, como: Mario Montessori, Gianna Gobbi, Adele Gnocchi, Silvana Montanaro, Camilo Grazzini, Helena Lubienska de Lenval, Paula e Angeline Lillard, Catherine L’Ecuyer, Talita Almeida; encerrando com a chegada do Sistema no Brasil. Na segunda seção, encontra-se a visão montessoriana do desenvolvimento humano, demonstrando os Quatro Planos do Desenvolvimento Humano a partir das figuras geométrica e orgânica (Bulbo) elaboradas pela autora. A terceira seção expõe as contribuições de Maria Montessori para a educação de crianças fortes, felizes e integrais, apresentando três elementos importantes que se relacionam no processo de educação: o ambiente, o professor e a criança; assim, apresenta o que é necessário de cada um desses para atingir o objetivo de formar crianças fortes, felizes e integrais. Conclui-se, com este trabalho, que o Sistema Montessori tem muito a contribuir para a educação, em especial o seguimento da educação infantil.pt
dc.description.abstractMaria Montessori was an Italian psychiatrist who dedicated her life to education, firstly educating children who had psychological difficulties and then working at Casa dei Bambini with children aged 3 to 6 years. In this context, she developed the method of Scientific Pedagogy, which became known worldwide as Montessori Method. Currently, her method covers the education of babies up to college students. Although her ideas have reached the most diverse age groups, several countries and even non-education areas, such as nursing homes and hospitals; Montessori, even today, is little known. This study aims at revisiting the works of Maria Montessori and her collaborators to understand their contributions to early childhood education. To achieve this objective, a qualitative approach research was used, with bibliographic research as procedure. This work was divided into three sections. The first section presents the life of Maria Montessori and the development of her method, the production of her works; it also contextualizes Montessori in the educational context of that time: showing its non-connection with the New Education that was developed in the same period; in addition, it presents some of its main collaborators, such as: Mario Montessori, Gianna Gobbi, Adele Gnocchi, Silvana Montanaro, Camilo Grazzini, Helena Lubienska de Lenval, Paula and Angeline Lillard, Catherine L’Ecuyer, Talita Almeida; ending the chapter with the arrival of the System in Brazil. In the second section, there is the Montessori vision of human development, demonstrating The Four Plans of Human Development with the geometric and organic figures (Bulb) elaborated by the author. The third section presents the contributions of Maria Montessori to the education of strong, happy and integral children, presenting three important elements that are related in the education process: the environment, the teacher and the child; thus it presents what is needed from each of these to achieve the objective of forming strong, happy and integral children. This work concluded that the Montessori System has a lot to contribute to education, especially for early childhood education.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.433934/2019-01
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes9415476769523820
dc.identifier.orcid0000-0001-5677-488X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213965
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMontessoript
dc.subjectMétodo Montessoript
dc.subjectSistema Montessoript
dc.subjectQuatro planos do desenvolvimento humanopt
dc.subjectMontessori methoden
dc.subjectMontessori systemen
dc.subjectThe four plans of human developmenten
dc.titleA descoberta da criança na perspectiva montessoriana: percurso teórico e prático de uma pedagogiapt
dc.title.alternativeThe discovery of the child in the Montessori perspective: theoretical and practical path of a pedagogyen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9415476769523820
unesp.advisor.orcid0000-0001-5677-488X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinha 3: Processos formativos, infância e juventude.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
moreira_aar_me_prud.pdf
Tamanho:
1.31 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: