Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)

dc.contributor.advisorNery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]
dc.contributor.authorSá, Mariana Galluzzi de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:16Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:16Z
dc.date.issued2012-02-28
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado, financiada pela Capes, tem como objetivo identificar quais as práticas culturais que se estabeleceram na Biblioteca Escolar “Joaquim Nabuco”, considerada espaço de disponibilização e circulação de saberes profissionalizantes no âmbito da formação de professores por meio da utilização de livros de destinação pedagógica na Biblioteca. Para isso realizou-se análise e identificação do acervo destinado a formação de professores, selecionando livros ainda presentes nesse espaço e observando parte desse material, a fim de compreender os ideais de formação de professores por eles veiculados. A leitura e análise dessas fontes foi realizada considerando aspectos de sua materialidade entendida como elementos que permeiam o texto desde a escrita do autor, passando pela editoração, até as formas pelas quais ele chega ao leitor, e que dão sentido ao texto. Assim, como forma de identificar de que maneira o ensino de saberes considerados importantes para a formação de professoras, se configurou no espaço escolar, foi realizada leitura abrangente das fontes, sendo considerados os elementos presentes no texto, bem como aqueles externos a ele, tomados os autores e sua formação, a editora, coleções a que pertencem, estilo de escrita, conteúdo, autores citados, correntes de pensamento explícitas, contexto espaçotemporal em que se inserem bem como todo e qualquer elemento que possa determinar ou sugerir indícios da cultura pedagógica veiculada por esses impressos. Foi possível observar que os livros disponíveis na biblioteca inserem-se em um conjunto de impressos que baseiam-se nos preceitos do movimento Escola Nova voltada para uma educação cristã, com base na formação do aluno e da famíliapt
dc.description.abstractThis master's research, funded by Capes, aims identify cultural practices that were established in the school library “Joaquim Nabuco” considered the place of circulation of knowledge in the training of teachers through the use of books for educational destination in the library. For this analysis and identification was performed of the acquis for teacher training by selecting books that are still preserved in this space and looking at some of this material, to understand the ideals of teacher training by them running. The reading and analysis of these sources was carried out considering aspects of their materiality understood as elements that permeate the text from the author's writing, through the editing, to the ways in which it reaches the reader, and making sense of text. This way, in order to identify how the teaching of knowledge considered important for the teachers formation, if configured in school, was done comprehensive reading of the sources, the elements being considered in the text, as well as those external to it, taken the authors and their formation, publisher collections to which they belong, writing style, content, authors cited, explicit currents of thought spatio-temporal context in which they live as well as any element that can determine or suggest evidence pedagogical culture conveyed by these forms. It was observed that the books available in the library are inserted into a set of books that are based on the precepts of the New School movement toward a Christian education, based on the family and student's educationen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent129 f il.
dc.identifier.aleph000692839
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationSÁ, Mariana Galluzzi de. Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974). 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
dc.identifier.filesa_mg_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes2576247757923028
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96320
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBibliotecas escolares - Santo André (SP)pt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleUma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2576247757923028[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-6316-3243[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPoliticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaFilosofia e História da Educação no Brasilpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sa_mg_me_mar.pdf
Tamanho:
1.31 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format