Logotipo do repositório
 

Publicação:
As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília

dc.contributor.advisorFernandes, Bernardo Mançano [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Noemia Ramos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:27Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:27Z
dc.date.issued2007-03-09
dc.description.abstractAs transformações espaciais ocorridas mundialmente nos últimos anos levaram os intelectuais da Geografia a um amplo debate sobre o significado das categorias lugar, paisagem, território e região. Essas discussões foram introduzidas oficialmente entre os professores do Ensino Básico a partir de meados dos anos de 1990 com a elaboração e implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Geografia. No entanto isso não foi o suficiente para que as reflexões realizadas na universidade, a respeito dessas categorias, se concretizassem na prática dos professores que atuam no Ensino Fundamental. Através de uma investigação junto aos professores de Geografia das escolas estaduais da cidade de Marilia detectamos que as discussões existentes no âmbito do Ensino Fundamental, no que diz respeito ao significado das categorias lugar, paisagem território e região, estão muito aquém daquelas realizadas no Ensino Superior. O que aponta para a existência de um desencontro teórico-metodológico entre a Geografia do Ensino Fundamental e a Geografia do Ensino Superior. Na busca de elementos explicativos para essa realidade nos deparamos com profundas contradições existentes no processo de formação continuada dos professores. Objetivando contribuir para uma melhor qualidade do ensino de Geografia, o presente trabalho promove a socialização dos resultados obtidos em nossa investigação.pt
dc.description.abstractThe spatial transformations that have taken place worldwide in the last few years have led intellectuals of Geography to a broad debate about the meaning of the categories of place, landscape, territory and region. These discussions were officially introduced among teacher of Elementary Schools in mid-nineties with the implementation of the National Curriculum Parameters for Geography. However, that was not enough for the reflections made at Universities about these categories to become a reality in the practice of Elementary School teachers. In a research/investigation made with teachers of public schools in the city of Marília, we detected that the existing discussions in Elementary Schools concerning the meaning of the categories of place, landscape, territory and region are far from those made at colleges. This indicates that there is a theoreticalmethodological divergence between Geography taught at Elementary Schools and Geography taught at colleges. Looking for an explanation for this reality, we found profound contradictions in the continuing education process of the teachers. Aiming at contributing to a better quality of the teaching of Geography, this present paper promotes the socialization of the results obtained in our research.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent200 f. : il.
dc.identifier.aleph000498385
dc.identifier.capes33004129042P3
dc.identifier.citationVIEIRA, Noemia Ramos. As questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Marília. 2007. 200 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
dc.identifier.filevieira_nr_dr_prud.pdf
dc.identifier.lattes2836764800084585
dc.identifier.lattes5587286962659763
dc.identifier.orcid0000-0002-3565-4018
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101429
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectTeaching of geographyen
dc.subjectContinuing education process of teachersen
dc.subjectDidactic booken
dc.subjectPCNs for geographyen
dc.titleAs questões das geografias do ensino superior e do ensino fundamental a partir da formação continuada do professor e das categorias lugar, paisagem, território e região: um estudo da Diretoria Regional de Ensino de Maríliapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2836764800084585[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-6521-8949[1]
unesp.author.lattes5587286962659763
unesp.author.orcid0000-0002-3565-4018
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramGeografia - FCTpt
unesp.knowledgeAreaDesenvolvimento regional e planejamento ambientalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vieira_nr_dr_prud.pdf
Tamanho:
536.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format