Logotipo do repositório
 

Publicação:
Magnificação e postura de trabalho em estudantes de odontologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Garcia, Patricia Petromilli Nordi Sasso

Coorientador

Pós-graduação

Ciências Odontológicas - FOAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho teve como objetivo observar a influência da magnificação sobre a postura de trabalho de estudantes após a aplicação de programa de treinamento para o uso de lupas. Para isso, propôs-se a realização de cinco estudos experimentais. O estudo 1 observou o efeito de diferentes sistemas de magnificação sobre o desvio angular da posição neutra de pescoço e tronco e a atividade muscular dos músculos da região superior das costas e pescoço durante a realização de preparos cavitários pré-clínicos. As variáveis dependentes foram o desvio angular da posição neutra de pescoço e tronco e a atividade dos músculos trapézio descendente, trapézio ascendente e esternocleidomatoideo de forma bilateral. As variáveis independentes foram o sistema de magnificação em 4 níveis (visão direta; lupa simples; lupa com sistema Galilean; lupa com sistema Keplerian) e os dentes preparados (16, 26, 36 e 46). Foram realizados preparos cavitários de Classe I para resina composta com uma fresa esférica diamantada 1012 em baixa rotação, nos dentes artificiais 16, 26, 36 e 46. Para a análise do desvio angular do pescoço e tronco foi utilizado o “Software para Avaliação Postural” (SAPO), versão 0.69. A atividade muscular foi avaliada pela eletromiografia de superfície dos músculos da região superior das costas (trapézio descendente e trapézio ascendente) e do pescoço (esternocleidomatoideo), bilateralmente. Após a verificação dos pressupostos de normalidade e homoscedasticidade foi realizada Análise de Variância (ANOVA) a dois fatores e pós-teste de Tukey e Games-Howell (α=0,05). Verificou-se maior desvio angular da posição neutra do pescoço durante a realização dos preparos cavitários a olho nu e com a lupa simples. Com relação a localização do dente, verificou-se maior desvio angular do pescoço durante o trabalho nos dentes 16 e 26 e maior desvio angular do tronco no trabalho no dente 26. Observou-se menor atividade muscular quando do uso da lupa Galilean para o músculo esternocleidomastoideo direito (p=0,008), trapézio descendente bilateralmente e trapézio ascendente direito (p<0,01). Para o músculo esternocleidomastoideo esquerdo não foi observada diferença significativa entre as lupas, independentemente do dente avaliado (p=0,077). O estudo 2 observou a acuidade visual de estudantes de odontologia em função do uso de diferentes níveis de magnificação da lupa do sistema Galilean e da distância de trabalho adotada. Participaram alunos do 2° a 5º ano da graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP (n=50, N=200). As variáveis dependentes foram a acuidade visual e a distância olhos do operador/boca do manequim. A variável independente foi o sistema de magnificação em 5 níveis (olho nu, dispositivo simulador de lupa Galilean sem magnificação, lupa do sistema Galilean com 2,5x, 3,0x e 3,5x de aumento) e o ano acadêmico em 4 níveis (2º a 5º anos). A acuidade visual foi medida através de uma tabela de E-optótipos localizada em cavidades Classe I de molares superiores. Após a verificação dos pressupostos de normalidade e esfericidade, foi realizada a Análise de Variância de medidas repetidas (rANOVA) mista (α=0,05). Observou-se significância estatística entre o “sistema de magnificação” e o “ano acadêmico” para a acuidade visual (p<0,001) e para a distância de trabalho (p=0,008). Para os estudantes do 2º, 4º e 5º ano, não houve diferença significativa na acuidade visual entre o olho nu e os diferentes aumentos das lupas Galilean, que foram superiores e significativamente diferentes do simulador. Para os estudantes do 3º, 4º e 5º ano, não houve diferença significativa na distância de trabalho entre o olho nu e os diferentes aumentos das lupas Galilean, que foram superiores e significativamente diferentes do simulador. O estudo 3 teve como objetivo observar o efeito de diferentes níveis de magnificação do sistema Galilean sobre a postura de trabalho de estudantes de odontologia durante a realização de procedimento pré-clínico. A amostra foi composta por estudantes do 2° ano da graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP (N=37). As variáveis dependentes foram desvio angular da posição neutra do pescoço, distância de trabalho e atividade dos músculos da região do pescoço. A variável independente foi o grau de magnificação da lupa do sistema Galilean, em 4 níveis (olho nu, 2,5x, 3,0x e 3,5x de aumento). Foram realizados preparos cavitários Classe I no primeiro molar superior do lado de trabalho do operador em um manequim odontológico. O registro das posturas foi feito através de filmagem durante todo o procedimento. Para a análise do desvio angular e da distância de trabalho foi utilizado o “Software para Avaliação Postural”. A atividade muscular foi avaliada por eletromiografia de superfície dos músculos trapézio descendente e esternocleidomastoideo bilateralmente. Após a verificação dos pressupostos de normalidade e esfericidade foi realizada Análise de Variância de medidas repetidas (rANOVA) a um fator (α=0,05). Foi observado maior desvio angular do pescoço durante o preparo cavitário a olho nu (p<0,001). Por outro lado, os diferentes níveis de magnificação não influenciaram a atividade de nenhum dos músculos avaliados (p=0,050-0,911) nem a distância de trabalho dos alunos (p=0,136). O estudo 4 teve como objetivo avaliar o efeito da lupa de magnificação na postura de trabalho e na habilidade motora fina de estudantes de odontologia. Participaram do estudo estudantes de odontologia da Stony Brook University, School of Dental Medicine (N=33). As variáveis dependentes foram o desvio angular da posição neutra do pescoço, distância de trabalho e habilidade motora fina. A variável independente foi o nível de magnificação das lupas odontológicas (olho nu, lupa Galilean 2,5x, lupa Galilean 3,0x, lupa ergonômica 3,0x). A postura foi registrada usando fotografias durante a realização do teste de habilidade motora fina. Para a análise do desvio angular foi utilizado o “Software para Avaliação Postural” (SAPO). A distância de trabalho foi medida usando o aplicativo de medida (Apple Inc.) e a habilidade motora fina usando o Dental Manual Dexterity Assessment. Foi realizada a estatística descritiva e Análise de Variância de medidas repetidas a um fator (rANOVA) com pós-teste de Bonferroni (α=0,05). A lupa ergonômica proporcionou a maior distância de trabalho (p<0,001) e o menor desvio angular do pescoço (p<0,001), mas não influenciou a habilidade dos estudantes avaliados (p=0,211). Por fim, o estudo 5 teve como objetivo desenvolver e avaliar o efeito de um programa de treinamento para uso de lupa do sistema Galilean sobre a postura ergonômica de trabalho de estudantes de odontologia durante o treinamento pré-clínico. Participaram deste estudo os estudantes do 2° ano da graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP (N=31) que foram divididos em grupo experimental e grupo controle. As variáveis dependentes foram adesão aos requisitos de postura ergonômica, avaliada pelo CADEP, desvio angular da posição neutra do pescoço, avaliada pelo Software de Avaliação Postural, contração muscular das costas e pescoço, medida pela termografia e percepção de dor/desconforto da região cervical e superior das costas. As variáveis independentes foram a aplicação do programa de treinamento pré-clínico para o trabalho com magnificação em dois níveis (com treinamento - experimental, sem treinamento - controle) e o momento de avaliação das variáveis dependentes em dois níveis (T0 - antes da aplicação do treinamento, T1 – uma semana após a aplicação do programa). A Análise de Variância de medidas repetidas (rANOVA) mista (α=5%) foi realizada para as variáveis que atenderam ao pressuposto de normalidade e Análise de Variância de medidas repetidas (rANOVA) mista não-paramétrica para a variável que não atendeu este pressuposto. Observou-se interação significativa entre os fatores “grupo” e “momento” para a adesão aos requisitos de postura ergonômica (p=0,044). Observou-se que a adesão aos requisitos de postura ergonômica foi maior no T1 do que no T0 para o grupo experimental. Ainda, observou-se que no T1 o grupo experimental apresentou maior adesão aos requisitos de postura ergonômica do que o grupo controle. Para o desvio angular do pescoço observou-se significância estatística para o fator “momento”, com menor desvio no T1. Para a contração muscular foi possível observar que para todos os músculos avaliados não houve interação significativa entre os fatores “momento” e “grupo” e nem para estes fatores quando considerados isoladamente. Para a percepção de dor/desconforto observou-se significância estatística apenas para o fator “momento” quando considerado isoladamente (p=0,006) com menor percepção de dor/desconforto no T1. Conclui-se que as lupas Galilean resultaram em menor atividade muscular em comparação com outros sistemas de magnificação, além de reduzirem o desvio angular do pescoço, independentemente do nível de magnificação utilizado. No entanto, essas lupas não apresentaram diferenças significativas em relação à acuidade visual e à distância de trabalho dos estudantes avaliados. Já as lupas ergonômicas demonstraram benefícios ao proporcionar menor desvio angular do pescoço e maior distância de trabalho. Por fim, verificou-se que o treinamento para o uso de lupas de magnificação teve um impacto positivo na adesão dos estudantes aos requisitos de postura ergonômica.

Resumo (inglês)

This study aimed to observe the influence of magnification on the working posture of students after the application of a training program for the use of magnification loupes. To achieve this, five experimental studies were proposed. The first study observed the effect of different magnification systems on the angular deviation of the neutral position of the neck and trunk and muscle activity of the upper back and neck regions during preclinical cavity preparations. The dependent variables were the angular deviation of the neutral position of the neck and trunk and muscle activity of the descending trapezius, ascending trapezius and sternocleidomatoid, bilaterally. The independent variables were the magnification system at 4 levels (direct vision; simple loupe; Galilean loupe; and Keplerian loupe) and the prepared teeth (16, 26, 36 and 46). Class I cavity preparations for composite resin were performed with a 1012 diamond burr at low speed, in artificial teeth 16, 26, 36 and 46. To analyze the angular deviation of the neck and trunk, the “Software for Postural Assessment” (SAPO), version 0.69, was used. Muscle activity was assessed by surface electromyography of the muscles of the upper back (descending trapezius and ascending trapezius) and neck (sternocleidomastoid), bilaterally. After verifying the assumptions of normality and homoscedasticity, two-way analysis of variance (ANOVA) and Tukey and Games-Howell post-tests (α=0.05) were performed. A greater angular deviation from the neutral position of the neck was observed during cavity preparations with the naked eye and simple loupe. Regarding tooth location, a greater angular deviation of the neck was observed during work on teeth 16 and 26 and a greater angular deviation of the trunk when working on tooth 26. Regarding muscle activity, less activity was observed when using the Galilean loupe for the right sternocleidomastoid muscle (p=0.008), descending trapezius bilaterally and right ascending trapezius (p<0.01). For the left sternocleidomastoid muscle, no significant difference was observed between the magnifying glasses, regardless of the tooth evaluated (p=0.077). The second study assessed the visual acuity of dental students in relation to the use of different magnification levels of the Galilean system and the adopted working distance. Participants were students from the 2nd to 5th year of the undergraduate program at the School of Dentistry of Araraquara – UNESP (n=50, N=200). The response variables were visual acuity and the distance between the operator’s eyes and the mannequin’s mouth. The independent variables were the magnification system at 5 levels (naked eye, Galilean loupe simulator without magnification, Galilean loupe system with 2.5x, 3.0x, and 3.5x magnification) and the academic year in 4 levels (2nd to 5th year). Visual acuity was measured using a Snellen chart placed in Class I cavities of upper molars. After verifying the assumptions of normality and sphericity, a mixed repeated measures Analysis of Variance (rANOVA) was performed (α=0.05). It was observed statistically significant differences between the factors “magnification system” and “academic year” for visual acuity (p<0.001) and working distance (p=0.008). For students in the 2nd, 4th, and 5th years, there was no significant difference in visual acuity between naked eye and the various magnifications of the Galilean loupes, which were superior and significantly different from the simulator. For students in the 3rd, 4th, and 5th years, there was no significant difference in working distance between naked eye and the different magnifications of the Galilean loupes, which were superior and significantly different from the simulator. The third study aimed to observe the effect of different magnification levels of the Galilean system on the working posture of dental students during a preclinical procedure. The sample consisted of second-year students from the School of Dentistry of Araraquara – UNESP (N=37). The response variables were the angular deviation from the neutral neck position, the working distance, the muscle activity of the neck muscles. The independent variable was the magnification level of the Galilean loupe in 4 levels (naked eye, 2.5x, 3.0x, and 3.5x magnification). Class I cavity preparations were made on the upper first molar of the operator's working side using a dental mannequin. Posture was recorded by filming throughout the procedure. Angular deviation and working distance were analyzed using "Software para Avaliação Postural". Muscle activity was evaluated through surface electromyography of the descending trapezius and sternocleidomastoid muscles bilaterally. After verifying the assumptions of normality and sphericity, a one-way repeated measures Analysis of Variance (rANOVA) was performed (α=0.05). A greater angular deviation of the neck was observed during cavity preparation with the naked eye (p<0.001). On the other hand, different magnification levels did not influence the activity of any of the muscles evaluated (p=0.050-0.911) nor the students' working distance (p=0.136). The fourth study aimed to evaluate the effect of magnification loupes on the working posture and fine motor skills of dental students. Dental students from Stony Brook University, School of Dental Medicine (N=33) participated in the study. The dependent variables were the angular deviation from the neutral neck position, working distance, and fine motor skills. The independent variable was the magnification level of dental loupes (naked eye, 2.5x Galilean loupe, 3.0x Galilean loupe, 3.0x ergonomic loupe). Posture was recorded using photographs during the fine motor skills test. Angular deviation was analyzed using "Software para Avaliação Postural". Working distance was measured using the “measure” app (Apple Inc.), and fine motor skills were measured using the Dental Manual Dexterity Assessment. Descriptive statistics and one-way repeated measures ANOVA (rANOVA) with Bonferroni post-test (α=0.05) were performed. The ergonomic loupe provided the largest working distance (p<0.001) and the smallest neck angular deviation (p<0.001) but did not influence the students' assessed motor skills (p=0.211). Finally, the fifth study aimed to develop and assess the effect of a training program for the use of Galilean loupes on the ergonomic working posture of dental students during preclinical training. The study involved second-year students from the School of Dentistry of Araraquara – UNESP (N=31), divided into experimental and control groups. The response variables were the compliance with the ergonomic posture requirements, evaluated by the CADEP, the angular deviation from the neutral neck position, assessed by "Software para Avaliação Postural", the muscle contraction of the back and neck, measured by thermography, and the perception of pain/discomfort in the cervical and upper back region. The independent variables were the application of the preclinical training program for magnification use at two levels (with training - experimental, without training - control) and the timing of assessment for the dependent variables at two levels (T0 - before the training, T1 – one week after the training program). A mixed repeated measures ANOVA (rANOVA) was performed for variables that met the normality assumption, and a non-parametric mixed repeated measures ANOVA was performed for variables that did not meet this assumption. A significant interaction was observed between the “group” and “time” factors for compliance with the ergonomic posture requirements (p=0.044). It was observed that compliance with the ergonomic posture requirements was greater at T1 than at T0 for the experimental group. Furthermore, at T1, the experimental group showed greater compliance with the ergonomic posture requirements than the control group. For the angular deviation of the neck, statistical significance was found for the “time” factor, with less deviation at T1. For muscle contraction, no significant interaction was observed between the “time” and “group” factors, nor for these factors when considered separately. For the perception of pain/discomfort, statistical significance was observed only for the “time” factor when considered alone (p=0.006), with less pain/discomfort at T1. It was concluded that Galilean loupes resulted in less muscle activity compared to other magnification systems, in addition to reducing the angular deviation of the neck, regardless of the magnification level used. However, these loupes did not present significant differences in relation to the visual acuity and working distance of the evaluated students. Ergonomic loupes, on the other hand, demonstrated benefits by providing less angular deviation of the neck and greater working distance. Finally, it was found that training for the use of magnification loupes had a positive impact on the students' adherence to the ergonomic posture requirements.

Descrição

Palavras-chave

Ergonomia, Lentes, Estudantes de odontologia, Saúde ocupacional, Ergonomics, Lenses, Students, dental, Occupational health

Idioma

Português

Como citar

Pazos, JM. Magnificação e postura de trabalho em estudantes de odontologia. 2025. Tese (Doutorado em Ciências Odontológicas) – Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação