Publicação: Aulas domiciliares de Educação Física para uma aluna com osteoporose e comorbidades
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade 

Prado Junior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo propõe uma reflexão sobre a importância da realização do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) para alunos impossibilitados de frequentar aulas regulares por algum motivo de saúde, especificamente com o olhar e debate com a disciplina de Educação Física. Trata-se de um estudo do tipo exploratório que permite ao investigador definir o seu problema de investigação e formular a sua hipótese com maior precisão. Teve como objetivo principal investigar o conhecimento da comunidade escolar (estudantes e equipe escolar) sobre o atendimento pedagógico domiciliar. Para tanto foi realizada uma revisão da literatura técnica pertinente na qual foram selecionados 27 (vinte e sete) estudos, agrupados em 2 eixos temáticos a saber: atendimento pedagógico domiciliar e educação física. Foram conduzidas entrevistas com alguns participantes (aluna com APD e professor de Educação física da aluna com APD) e foi aplicado um questionário online, via platafora google, para a comunidade acadêmica (98 alunos, 3 professores, 2 familiares da aluna atendida em APD). Os resultados demonstraram que a maior parcela da comunidade escolar não conhece o APD, porém reconhece seus devidos valores. Além disso, a revisão permitiu observar que o APD é um campo recente nos estudos em educação escolar, apesar da existência de inúmeras leis sobre o tema. Somada a essas informações, destaca-se que a Educação Física ofertada nas aulas regulares e no APD possibilita uma melhora significativa no comportamento crítico-social dos alunos, uma vez que trabalha de forma transversal e desenvolve os aspectos cognitivos e motores; além disso, a relação aluno e professor em regime domiciliar promove bem estar, melhora a saúde e a autoestima. Portanto,concluí-se que o APD, apesar de pouco conhecido pela comunidade escolar, permite ao aluno afastado da escola, conduzir seus estudos em ambiente domiciliar e ter garantido seu direito à educação. Ademais, a discplina de educação física ofertada neste formato, tem função de ressignificar diálogos e a amizade vinculados à aprendizagem, além de desenvolver aspectos motores e cognitivos.
Resumo (inglês)
The present study proposes a reflection on the importance of carrying out Pedagogical Home Care (PHC) for students unable to attend regular classes for some health reason, mainly with the look and debate with the discipline of Physical Education. This is an exploratory study that allows the researcher to define his research problem and formulate his hypothesis with greater precision. Its main objective was to investigate the knowledge of the school community (students and school staff) about Pedagogical Home Care. To this end, a review of the relevant technical literature was carried out, in which 27 (twenty-seven) studies were selected, grouped into 2 thematic axes, namely: Pedagogical Home Care and Physical Education. Interviews were conducted
with some participants (student with PHC and Physical Education teacher of the student with PHC) and an online questionnaire was applied, via google platform, for the academic community (98 students, 3 teachers, 2 family members of the student assisted in PHC). The results showed that the school community as a whole does not know about DPA, but knows how to give its proper values and furthermore the review allowed us to observe that PHC is a recent field in school education studies, despite the existence of numerous laws on the subject. It is noteworthy that the Physical Education offered in regular classes and in the PHC allows a significant improvement in the critical-social behavior of students, since it works in a transversal way and
develops cognitive and motor aspects; in addition, the student-teacher relationship at home promotes well-being, improves health and self-esteem. Therefore, the PHC serves the student who needs this type of education and provides conditions to give new values to his life due to the realization of classes, dialogues and friendship linked to the learning of Physical Education and other disciplines, in addition to developing cognitive aspects and engines.
Descrição
Palavras-chave
Educação física, Escolas, Atendimento pedagógico domiciliar, Physical education, Schools, Pedagogical home care
Idioma
Português