Logotipo do repositório
 

Publicação:
Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior

dc.contributor.advisorMate, Alexandre Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Bárbara Tavares dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-11-06T18:27:28Z
dc.date.available2019-11-06T18:27:28Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de uma investigação sobre o campo da docência da encenação no ensino superior exercida por mulheres, tomando como referência fundante a experiência pessoal, permanentemente vivida de modo social e coletivo. Os objetivos do estudo foram os de(re)experienciar e discutir, de modo crítico, práticas cênico-pedagógicas da pesquisadora, mapear princípios, metodologias, expedientes de criação, cotejar e defender a noção de poética da encenação, bem como estabelecer diálogos temporais com quatro outras docentes de teatro e com estudantes egressos da Licenciatura em Teatro da UFT. Nesse sentido, este estudo, reflete e problematiza o papel de professores(as)-encenadores(as) na contemporaneidade e o ensino e a aprendizagem da encenação. Para tanto, a pesquisa tomou como referência interlocutores do Teatro, da Filosofia, da História e da Educação, principalmente Constantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Ariane Mnouchkine, Ingrid Dormien Koudela, Walter Benjamin, Henri Bergson, John Dewey, António Nóvoa entre outros. O dados analisados foram coletados a partir de diários de bordo da pesquisadora, matérias de jornais, relatos de experiências cênicas, avaliações de aulas e entrevistas semiestruturadas. Assim, à guisa de poéticas da encenação – constituídas coletivamente por meio da artesania, da experiência, dos entrecruzamentos e das deambulações – vislumbram-se caminhos para as criações cênicas e para a reflexão de aspectos metodológicos e epistêmicos do processo de ensino e aprendizagem da encenação na educação superior de teatro.pt
dc.description.abstractThis research investigates the field of staging teaching in higher education performed by women, taking as basic reference the personal experience, permanently lived in a social and collective way. The objectives of the study aimed at critically re-experience and discuss the researcher's scenic-pedagogical practices, map principles, methodologies, creation expedients, collate and defend the notion of poeticsof staging, as well as to establish dialogues with four other dramateachers and students from the Theater/Drama undergraduate program at theUniversidade Federal do Tocantins, in Brazil.Thus, this study reflects and problematizes the role of drama staging teachers in contemporary times and the teaching and learning processes. To this end, this research took as reference interlocutors of drama, Philosophy, History and Education, especially Constantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Ariane Mnouchkine, Ingrid Dormien Koudela, Walter Benjamin, Henri Bergson, and John Dewey. The data analyzed were collected from the researcher's logbooks, newspaper articles, experience reports, class evaluations and semi-structured interviews with fellow drama teachers. The results shows the poetics of staging –collectively constituted through craftsmanship, within the experience of multidisciplinary intersections – are envisioned for scenic and staging creations and for the reflection on methodological and epistemic aspects of the process of teaching and learning of staging in higher education of theater.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000926739
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190987
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTeatropt
dc.subjectPoéticas da encenaçãopt
dc.subjectProfessoras-encenadoraspt
dc.subjectDocência da encenação no ensino superiorpt
dc.subjectProcessos de criação cênico-pedagógicospt
dc.subjectTheateren
dc.subjectPoetics of stagingen
dc.subjectWomen staging teachersen
dc.subjectTeaching of staging in higher educationen
dc.subjectScenic pedagogical creation processesen
dc.titlePoéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superiorpt
dc.title.alternativePoetics of stagin: texture of scenic experiences in female approach on the Teaching of staging in higher educationen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6366706439459055
unesp.advisor.orcid0000-0001-9593-601X
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_bt_dr_ia.pdf
Tamanho:
10.84 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: