Publicação: Uma breve análise de aulas de instrumentos musicais no Youtube em 2022
dc.contributor.advisor | Bomfim, Camila Carrascoza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, José Pedro Borges da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T17:17:59Z | |
dc.date.available | 2023-01-09T17:17:59Z | |
dc.date.issued | 2022-11-29 | |
dc.description.abstract | No Brasil, o YouTube é a principal plataforma da Web utilizada para sanar dúvidas, compartilhar novidades, explorar novos conhecimentos, aprender novas habilidades, etc. As aulas de instrumentos musicais produzidas na ferramenta obtiveram um grande número de visualizações desde seu desenvolvimento até os dias de hoje. O objetivo deste trabalho é analisar as metodologias utilizadas nas videoaulas, assim como o ambiente em que ocorrem. Para refletir sobre o potencial educativo do YouTube, a tese de Daniel Gohn, Educação Musical a Distância: abordagens e experiências é utilizada como princípio norteador para a conceitualização da educação à distância, buscando determinar com mais precisão o nicho de atuação desta monografia. Para isso, foram elaboradas análises quantitativas da quantidade de visualizações, “likes” e comentários, para poder itemizar e identificar o alcance dos vídeos e o perfil dos alunos que mais procuram as aulas dos seguintes instrumentos: violão; piano; contrabaixo; e guitarra. Qualitativamente, as videoaulas são analisadas a partir do referencial teórico de Jorge Larrosa Bondía, Koellreutter e Paulo Freire que trazem, respectivamente, valorizações pedagógicas para os conceitos de experiência, consciência e autonomia. Os comentários tecidos a partir das conclusões alcançadas por essas análises são interpretados em conjunto com os dados de utilização da internet no Brasil (disponibilizados pelo CETIC) e de conceitos de Elite do Atraso: da escravidão à lava jato, de Jessé de Souza, e Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul-Han. Este trabalho conclui que, por mais que o YouTube seja uma plataforma “aberta”, e utilizado por milhões de pessoas para o aprendizado, ele não pode ser considerado totalmente democrático, pois depende, primeiro, da prévia capacidade de aprendizado dos usuários e, segundo, das didáticas utilizadas pelos professores, que, no caso das encontradas nas videoaulas analisadas, são possivelmente ineficazes na construção de um conhecimento que perdure a longo prazo e que vá além do pragmatismo de consumo da sociedade contemporânea. | pt |
dc.description.abstract | In Brazil, YouTube is the main web platform used to solve doubts, share news, explore new knowledge, learn new skills, etc. today. The objective of this work is to analyze the methodologies used in the video classes, as well as the environment in which they occur, to reflect on the educational potential of YouTube, having Daniel Gohn's thesis, Distance Music Education: approaches and experiences, as a guiding principle for the conceptualization of distance education, seeking to determine with more precision the niche of performance of this monograph. For this, quantitative analyzes of the number of views, “likes” and comments were carried out, in order to itemize and identify the reach of the videos and the profile of the students who most seek the lessons of the following instruments: guitar; piano; contrabass; and guitar. Qualitatively, the video classes are analyzed from the theoretical framework of Jorge Larrosa Bondía, Koellreutter and Paulo Freire, who respectively bring pedagogical values to the concepts of experience, consciousness and autonomy. The comments made from the conclusions reached by these analyzes are interpreted in conjunction with data on internet use in Brazil (available from CETIC) and concepts from Elite do Atraso: from slavery to car wash, by Jessé de Souza, and Society of Fatigue, by Byung-Chul-Han. This work concludes that, as much as YouTube is an "open" platform, and used by millions of people for learning, it cannot be considered fully democratic, as it depends, first, on the users' previous learning capacity and, second, of the didactics used by the teacher, which, in the case of those found in the analyzed video classes, are possibly ineffective in the construction of a knowledge that lasts in the long term and that goes beyond the consumer pragmatism of contemporary society. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/238629 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt |
dc.subject | Instrumentos musicais | pt |
dc.subject | Filme e vídeo educativo | pt |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | pt |
dc.subject | Ensino à distância | pt |
dc.title | Uma breve análise de aulas de instrumentos musicais no Youtube em 2022 | pt |
dc.title.alternative | A brief analysis of musical instrument lessons on Youtube in 2022 | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.undergraduate | Música - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva_jpb_tcc_ia.pdf
- Tamanho:
- 547.55 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- silva_jpb_tcc_ia_autorizacao.pdf
- Tamanho:
- 91.77 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: