Publicação: A expansão dos programas de pedágio eletrônico nas rodovias paulistas: uma análise das relações entre a fluidez do tráfego pedagiado e os grandes grupos financeiros
Carregando...
Data
Orientador
Gallo, Fabricio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Tendo em vista a expansão dos serviços de pagamento de pedágios eletrônicos nas rodovias do estado de São Paulo, objetivamos analisar a atuação das cinco principais empresas do ramo – Sem Parar, Move Mais, ConectCar, Veloe e Taggy – em conjunto com os grandes agentes financeiros, de caráter nacional e internacional, presentes em suas respectivas estruturas acionárias. Para tal, tendo como noção de que o objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico, sinônimo de território usado, direcionamos nossas análises aos processos de popularização desse modo automático e eletrônico de pagamento, que necessita apenas de uma TAG no parabrisa dos veículos. A partir dos resultados obtidos, nota-se uma dinamização da esfera financeira, ao mesmo tempo que surgem novas formas de circulação do dinheiro no território. Os agentes financeiros trabalhados nessa pesquisa se mostram interessados na evolução e massificação das formas inovadoras e digitais de pagamentos e a tendência é que as disputas no setor sejam cada vez mais acirradas. Ademais, o trabalho também aborda questões relativas ao desenvolvimento do mobile payment no Brasil e como isso se relaciona com as empresas de pagamento eletrônico de pedágios.
Resumo (inglês)
In view of the expansion of electronic toll services on the highways of the state of São Paulo, we aim to analyze the performance of the five main companies in this sector – Sem Parar, Move Mais, ConectCar, Veloe and Taggy – together with the major financial agents, national and international character, present in their respective shareholding structures. Thus, having as a notion that the objective of study of geography space, synonymous with used territory, we direct our analyzes to the popularization processes of this automatic and electronic payment method, which only needs a TAG on the car. Keywords. From the results obtained, there is a dynamism in the financial sphere, while new forms of money circulation in the territory appear. The financial agents surveyed on this research are interested in the evolution and massification of innovative forms of payment and tendency is that disputes in the sector are increasingly fierce. In addition, the work also addresses issues related to the development of mobile payment in Brazil and how it relates to electronic toll payment companies.
Descrição
Palavras-chave
Geografia econômica, Pagamentos móveis, Concessão rodoviária, Economic geography, Mobile payment, Road concession
Idioma
Português