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Publicação:
A expansão dos programas de pedágio eletrônico nas rodovias paulistas: uma análise das relações entre a fluidez do tráfego pedagiado e os grandes grupos financeiros

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Orientador

Gallo, Fabricio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Tendo em vista a expansão dos serviços de pagamento de pedágios eletrônicos nas rodovias do estado de São Paulo, objetivamos analisar a atuação das cinco principais empresas do ramo – Sem Parar, Move Mais, ConectCar, Veloe e Taggy – em conjunto com os grandes agentes financeiros, de caráter nacional e internacional, presentes em suas respectivas estruturas acionárias. Para tal, tendo como noção de que o objeto de estudo da geografia é o espaço geográfico, sinônimo de território usado, direcionamos nossas análises aos processos de popularização desse modo automático e eletrônico de pagamento, que necessita apenas de uma TAG no parabrisa dos veículos. A partir dos resultados obtidos, nota-se uma dinamização da esfera financeira, ao mesmo tempo que surgem novas formas de circulação do dinheiro no território. Os agentes financeiros trabalhados nessa pesquisa se mostram interessados na evolução e massificação das formas inovadoras e digitais de pagamentos e a tendência é que as disputas no setor sejam cada vez mais acirradas. Ademais, o trabalho também aborda questões relativas ao desenvolvimento do mobile payment no Brasil e como isso se relaciona com as empresas de pagamento eletrônico de pedágios.

Resumo (inglês)

In view of the expansion of electronic toll services on the highways of the state of São Paulo, we aim to analyze the performance of the five main companies in this sector – Sem Parar, Move Mais, ConectCar, Veloe and Taggy – together with the major financial agents, national and international character, present in their respective shareholding structures. Thus, having as a notion that the objective of study of geography space, synonymous with used territory, we direct our analyzes to the popularization processes of this automatic and electronic payment method, which only needs a TAG on the car. Keywords. From the results obtained, there is a dynamism in the financial sphere, while new forms of money circulation in the territory appear. The financial agents surveyed on this research are interested in the evolution and massification of innovative forms of payment and tendency is that disputes in the sector are increasingly fierce. In addition, the work also addresses issues related to the development of mobile payment in Brazil and how it relates to electronic toll payment companies.

Descrição

Palavras-chave

Geografia econômica, Pagamentos móveis, Concessão rodoviária, Economic geography, Mobile payment, Road concession

Idioma

Português

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