Publicação: Interculturalidade e a Literatura de Autoria Indígena para crianças na Educação Física Escolar
Carregando...
Data
2022-03-17
Autores
Orientador
Correa, Denise Aparecida
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto
Resumo
Resumo (português)
O espaço escolar como tempo e lugar de enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça, requer desconstruir práticas pedagógicas assentadas na monocultura e perspectiva eurocêntrica de conhecimento. Privilegiar os conhecimentos e as produções de autoria indígena no contexto escolar considera a força que têm os conhecimentos nas histórias escritas por quem as vive. A produção literária escrita por indígenas para as crianças, cuja representatividade da diversidade dos povos indígenas tem sido expressiva, se constitui uma valiosa fonte de conhecimento intercultural. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar e analisar quatro obras da Literatura de autoria Indígena para crianças e desvelar possibilidades lúdico pedagógicas favorecedoras da interculturalidade na Educação Física Escolar. Iniciamos com uma revisão sistemática bibliográfica que contou com dez estudos encontrados sobre a literatura indígena para crianças na escola. Os estudos foram analisados em quatro categorias: 1) Ano de publicação e natureza dos estudos; 2) Objetivos dos estudos; 3) Contexto dos estudos e participantes e 4) Principais Conclusões dos estudos. Para realizar a pesquisa, realizamos o mapeamento do acervo de livros da literatura infantil de autoria de escritores/as indígenas, envolvendo caracterização das obras por etnia e região. A partir deste mapeamento quatro obras foram submetidas à análise de conteúdo, as quais tiveram como critérios de inclusão: a diversidade de gênero na autoria e a diversidade de povos indígenas, portanto, escritores e escritoras indígenas de diferentes origens étnicas e que habitam diferentes regiões do Brasil. Assim, compomos a análise com quatro obras, representativas de povos/etnias diferentes. São elas: “Ajuda do Saci” de Olívio Jekupé; “Caçadores de Aventuras”, de Daniel Munduruku; “A cura da Terra”, de Eliane Potiguara; e “Jóty, o Tamanduá”, de Vangri Kaingang. Como resultado deste processo, emergiram duas categorias: A) Filosofia Indígena, onde elencamos aspectos relacionados ao modo como os povos originários concebem a convivência entre os seres vivos. As relações dos humanos uns com os outros e com a natureza no cotidiano indígena, formando um todo integrado e em equilíbrio, e B) Ancestralidade, que remete ao valor dos antepassados, particularmente o respeito aos mais velhos e a valorização dos seus saberes, como aspectos que se destacaram nos livros analisados. Articulamos temáticas que emergiram da análise dos livros realizada na categoria anterior, descortinando quatro possibilidades para o desenvolvimento de propostas lúdico educativas, uma para cada livro. Acreditamos que esta pesquisa descortinou conhecimentos filosóficos e culturais de diferentes povos indígenas que emergiram das histórias infantis, cuja apropriação visando a educação intercultural na escola, pode contribuir para reconhecimento, respeito e valorização da diversidade cultural indígena.
Resumo (inglês)
The scholar environment, as a place of confrontation of the gender, class and race inequalities
requests the deconstruction of pedagogic practices based in the Eurocentric perspective of
knowledge and the social monoculture. Giving light to indigenous authorship productions in
the scholar environment considers the strength of the knowledge of the stories written by who
lived them. The infant literature production from the indigenous people, that has been a huge
cultural representation, is a valued source of intercultural knowledge. This research characterize
and analyze four works of Indigenous Literature for children and unveil pedagogical playful
possibilities that favor interculturality in School Physical Education. The research started with
a systemic bibliography review of ten found public studies about indigenous literature for
school children. The studies were analysed in four categories: 1) Publish year and type of
research; 2) Research’s objective; 3) Research’s and participants context; 4) Research’s
conclusion. In order to do this research a mapping of the indigenous infant literature was made,
considering the works by ethnicity and geographic regions. Then, fours works had been
selected for a content analysis considering the authorship gender diversity and the ethnicity
diversity. Thus, indigenous writers from different ethnical backgrounds and from different
regions of Brazil were selected. Therefore, we selected fours works from different ethnical and
regional backgrounds, as follows: “Ajuda do Saci” by Olívio Jekupé; “Caçadores de Aventuras”
by Daniel Munduruku; “A Cura da Terra” by Eliane Potiguara and “Jóty, o Tamanduá” by
Vangri Kaingang. As a result of this analysis process, we divided the results in two categories:
A) Indigenous Philosophy, where was analysed the conviviality between the humans with the
nature, other living beings and with themselves, building an integrated and balanced system,
and B) Ancestry, considering the respect, value and knowledge authority of the older members
of their society. From the works analysis four educational ludic proposals were made, one for
each of the selected works. This research shows philosophical and cultural knowledges from
different indigenous people through infant literature, in which the use of those works in the
scholar environment can contribute with the acknowledge, respect and valorization of the
diverse indigenous culture.
Descrição
Idioma
Português