Publicação: Desempenho de alunos de séries iniciais no teste do desenvolvimento da integração visuomotora e variáveis relacionadas
dc.contributor.advisor | Araújo, Rita de Cássia Tibério [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pereira, Débora Morais [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:57Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:57Z | |
dc.date.issued | 2012-05-16 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho de alunos do segundo ano do Ensino Fundamental no Developmental Test of Visual-Motor Integration (Beery VMI) tendo como variáveis de investigação o desempenho nas tarefas escolares de escrita, aritmética e leitura do Teste de Desempenho Escolar (TDE), o nível econômico, a ocorrência de nascimento pré-termo e/ou com baixo peso e a presença de deficiências. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental. Participaram do estudo 77 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (antiga 1ª série), com idade média de 7 anos e 6 meses. Dessas 77 crianças avaliadas, três foram apontadas pelos responsáveis como apresentando alguma deficiência e outras 7 como nascidas pré-termo e/ou com baixo peso. Para a coleta de dados foram utilizados os testes Beery VMI e TDE. O Critério de Classificação Econômica (CCEB) foi transformado em um questionário autoaplicável para caracterizar o nível econômico das famílias dos alunos participantes. Também foram acrescidas a este questionário, questões para caracterização dos alunos quanto às condições do nascimento e presença de deficiências. Uma primeira análise dos resultados foi realizada levando-se em consideração o desempenho de todas as crianças (N=77). Os resultados encontrados nessa análise foram apresentados aos professores, tendo sido redigido e disponibilizado aos responsáveis um relatório com o desempenho obtido pelas crianças nos testes aplicados. Outra análise foi realizada separando-se as crianças cujos responsáveis referiram presença de deficiência e as crianças que nasceram pré-termo (˂ 37 semanas) e/ou com baixo peso (˂ 2500 g). Relacionando a pontuação... | pt |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the second year Elementary School students performance in the Test of Developmental of Visual-Motor Integration (Beery VMI) having as variables the performance in writing, arithmetic and reading tasks of the Teste de Desempenho Escolar - TDE (Academic Performance Test), the economic level, the preterm birth and/or birth weight and the presence of disabilities. Data collection was performed in a public elementary school. Were participants 77 2nd elementary school students (previous 1st grade), with 7 years and 6 months mean age. Of these 77 children evaluated, three were appointed by those responsible as having a disability and other 7 as preterm and/or underweigh birth. To collect data was used the Beery VMI and TDE tests. The Economic Classification Criterio (CCEB) was transformed into a self-administered questionnaire to characterize the participating families economic status. Were also added to the questionnaire, questions to characterize the students birth conditions and the disabilities presence. A first analysis was performed with the performance of all children (N=77). This analysis results were presented to the teachers, having been written and made available to the children responsible a report showing the children performance in the tests. Another analysis was performed separating the children whose responsible reported the presence of disabilities and children who born preterm (˂37 weeks) and/or low weigh birth (˂2500g). Relating the scores in visuo-motor integration test of Beery VMI with the tasks of TDE for all children evaluated in this study, was observed a significant correlation... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 80 f. il. | |
dc.identifier.aleph | 000695929 | |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Débora Morais. Desempenho de alunos de séries iniciais no teste do desenvolvimento da integração visuomotora e variáveis relacionadas. 2012. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. | |
dc.identifier.file | pereira_dm_me_mar.pdf | |
dc.identifier.lattes | 5831040272980294 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91249 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Percepção visual | pt |
dc.subject | Capacidade motora | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | Desempenho de alunos de séries iniciais no teste do desenvolvimento da integração visuomotora e variáveis relacionadas | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5831040272980294 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino na educação brasileira | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- pereira_dm_me_mar.pdf
- Tamanho:
- 614.22 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format