Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O ensino de música no periodo barroco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

De Bonis, Maurício

Coorientador

Zaine, Alfredo Faria

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho analisa os tratados musicais dos séculos XVII e XVIII, com destaque para A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749) e The Art of Playing on the Violin (1751), de Francesco Geminiani, além de Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen (1752), de Johann Joachim Quantz. O objetivo principal é compreender como essas obras estruturaram práticas pedagógicas e interpretativas no período barroco e identificar sua relevância para a educação musical contemporânea. A pesquisa insere o ensino musical no contexto do Antigo Regime, marcado pela exclusividade às elites aristocráticas e religiosas, e examina como os tratados não apenas difundiam técnicas musicais, mas também reforçavam o prestígio dos mestres. Esses textos abordam aspectos como ornamentação, técnica instrumental e interpretação estilística, refletindo os valores estéticos da época, como o "bom gosto" e a expressividade musical. Além disso, o estudo estabelece conexões com abordagens contemporâneas de ensino musical, destacando as contribuições de Keith Swanwick e Hans-Joachim Koellreutter, que priorizam criatividade, improvisação e inclusão no aprendizado. A comparação revela a permanência de princípios técnicos e expressivos do período barroco na formação musical moderna e sugere que integrar esses ensinamentos históricos aos currículos atuais pode promover um equilíbrio entre tradição e inovação, enriquecendo o campo da educação musical.

Resumo (inglês)

This research examines some musical treatises of the 17th and 18th centuries, focusing on A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749) and The Art of Playing on the Violin (1751) by Francesco Geminiani, as well as Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen (1752) by Johann Joachim Quantz. The main objective is to understand how these works shaped pedagogical and interpretative practices during the Baroque period and to identify their relevance to contemporary music education. The study situates musical teaching within the context of the Old Regime, characterized by its exclusivity to aristocratic and religious elites, and explores how these treatises not only disseminated musical techniques but also reinforced the prestige of their authors. These texts address elements such as ornamentation, instrumental technique, and stylistic interpretation, reflecting the aesthetic values of the time, such as ‘good taste’ and musical expressiveness. Moreover, the research establishes connections with contemporary music education approaches, emphasizing the contributions of Keith Swanwick and Hans-Joachim Koellreutter, who advocate for creativity, improvisation, and inclusion in learning. This comparison highlights the enduring influence of Baroque principles in modern musical training and suggests that integrating these historical teachings into current curricula can promote a balance between tradition and innovation, enriching the field of music education.

Descrição

Palavras-chave

Música - Instrução e estudo, Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc), Música - Análise, apreciação, Ornamento musical, Música - Século XVII, Música - Século XVIII, Prática de ensino, Prática interpretativa (Música)

Idioma

Português

Citação

MUNIZ, Alisson Queiroz. O ensino de música no período barroco. Orientador: Prof. Maurício De Bonis. Coorientador: Alfredo Faria Zaine. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação