Publicação: A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade
dc.contributor.author | Souza, Taísa Borges de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ortega, Morgana Múrcia [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ruiz, Josefa Emília Lopes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Teixeira, Mari Elaine Leonel [UNESP] | |
dc.contributor.author | Freitas, Sandra Fernandes de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:51Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:51Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: O CEAO (Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa “Dante Moreira Leite” – Unidade Auxiliar) possui uma equipe interdisciplinar (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social) que atende crianças com dificuldades escolares e em alguns casos, queixas associadas nas áreas de linguagem e/ou comportamento. A procura por estágio para aprimoramento da formação é freqüente neste Centro. Objetivo: elaborar um programa de estágio interdisciplinar aos alunos do curso de Pedagogia da FCL - UNESP – Araraquara, visando a inserção do aluno no atendimento direto às crianças. Método: Foram selecionados 15 alunos de 2o, 3o e 4o anos e 20 crianças encaminhadas da comunidade e que passam por triagem no CEAO. O programa de estágio teve início em 2001, sendo desenvolvido na seqüência: 1 – Grupo de estudos preparatório para discutir temas referentes ao desenvolvimento infantil, aprendizagem e atividades de avaliação e intervenção com a criança; 2 – Observação por duplas de estagiários da anamnese com os pais e da avaliação das crianças, realizada por duplas de profissionais, em 5 grupos de 4 crianças. Esta avaliação foi elaborada considerando-se a atuação e possível aplicação pedagógica; 3 – Acompanhamento às crianças através de duplas de estagiários com supervisão dos profissionais. Na supervisão as sessões foram preparadas e discutidas, possibilitando maior integração teoria/prática. As atividades foram elaboradas considerando-se o nível de aprendizagem de cada grupo de crianças, tendo como foco a aprendizagem escolar, desenvolvidas basicamente através de jogos, brincadeiras, atividades expressivas e atividades específicas de leitura e escrita. As crianças foram acompanhadas por um período mínimo de 01 ano e após, o estagiário realizou um relatório final de cada uma, onde o desempenho foi avaliado e definido o prognóstico. Resultados: os estagiários apontaram alguns aspectos relevantes: maior vinculação teoria/prática; contribuição para a sua formação profissional e pessoal; interação direta com as crianças com dificuldades de aprendizagem; contato com novos temas de estudo; troca de experiências com diversos profissionais e interesse em continuar o estágio no próximo ano. Os profissionais relataram os seguintes aspectos: implemento de uma nova modalidade de trabalho no CEAO; contribuição na formação acadêmica dos alunos da pedagogia com conhecimentos específicos das diversas áreas aplicáveis à atuação do pedagogo; sistematização e organização de materiais de estudo e técnicas de trabalho; integração da equipe interdisciplinar. Com relação às crianças observou-se aumento no desempenho acadêmico, além de proporcionar ganhos no desenvolvimento afetivo/emocional, facilitado pela integração grupal. Diante desses resultados, o trabalho teve continuidade em 2002. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ97.htm | |
dc.identifier.lattes | 7163791603588084 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-1552-5702 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148380 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A inserção do estagiário de pedagogia da Unesp no atendimento á comunidade | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isDepartmentOfPublication | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 7163791603588084[7] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-1552-5702[7] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Psicologia da Educação - FCLAR | pt |