Publicação: O corpo-imagem na cultura do consumo: uma análise histórico-social sobre a supremacia da aparência no capitalismo avançado
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Cabral, Fátima Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências Sociais - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Presenciamos diariamente no contexto das sociedades ocidentais industrializadas a frenética e obsessiva importância dada ao corpo e à moda, ambos se entrelaçam aos padrões de beleza disseminados pela indústria cultural, o que propicia uma crescente corrida ao consumo de novidades estéticas. Diante disso, objetiva-se compreender, por meio de uma análise histórico-social, o desenvolvimento do fenômeno do culto ao corpo e à aparência, tendo em vista as práticas cotidianas da cultura do consumo aprofundadas no capitalismo avançado. Considerando que há uma correspondência entre a produção cultural e as experiências e modos de subjetividade nas sociedades capitalistas contemporâneas e à luz de uma perspectiva materialista - embora dialogando com autores de diferentes abordagens epistemológicas - procuramos identificar como a lógica da mercadoria e da racionalidade instrumental se manifestam tanto na moda quanto na busca de um corpo ideal.
Resumo (inglês)
We witness every day, in the context of the industrialized western societies, the frenzied and obsessive importance given to body and fashion both intertwined with the beauty patterns disseminated by the cultural industry, what propitiates a growing run to the consumption of aesthetic innovations. In that sense, the goal is to understand, using a historical-social analysis, the development of the phenomenon of the cult of physical fitness and appearance, considering the daily practices of the culture of consumption deepened involved with the advanced capitalism. Considering that there is an equivalence between cultural production and experiences and subjectivity manners in the contemporary capitalist societies and through a materialistic perspective - although dialoguing with authors from different epistemology approaches - we tried to identify how the logic of merchandise and instrumental rationality appear as much in fashion as in the search of an ideal body.
Descrição
Palavras-chave
Sociologia, Pós-modernismo, Industria cultural, Moda, Subjetividade, Cultura do consumo, Culto ao corpo e à aparência, Sociedade da imagem, Body, Fashion, Consumer culture, Postmodernism, Subjectivity
Idioma
Português
Como citar
TRINCA, Tatiane Pacanaro. O corpo-imagem na cultura do consumo: uma análise histórico-social sobre a supremacia da aparência no capitalismo avançado. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.