Logotipo do repositório
 

Publicação:
À sombra do esclarecimento: conteúdo e forma da indústria cultural no processo de formação de professores

dc.contributor.advisorOliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorNeuvald, Luciane [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.issued2011-12-06
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o nível de interferência do conteúdo e da forma da indústria cultural no Curso de Pedagogia da UNICENTRO-Guarapuava/PR, mais especificamente a possibilidade desse fato ter relação com as dificuldades encontradas pelas(os) acadêmicas(os) na disciplina de Didática, durante o processo de planejamento. A pesquisa teve como referencial teórico as ideias do filósofo Theodor W. Adorno sobre a indústria cultural, assim como a produção teórica brasileira que trata da educação na perspectiva da Teoria Crítica Adorniana. A pesquisa de campo consistiu na aplicação de questionários com as(os) acadêmicas(os) do curso de Pedagogia. A análise dos dados revelou a forte presença do conteúdo e da forma da indústria cultural entre o grupo pesquisado. No entanto, estes não são os únicos elementos atingidos pela lógica semiformativa da indústria cultural, uma vez que ela também se estende ao par conceitual razão e sensibilidade. Nessa realidade percebida, a razão afirma seu aspecto instrumental e a sensibilidade não carece de racionalidade e de esforço cognitivo. Entende-se que, ao afetar o juízo estético, a indústria cultural também afeta o processo de conhecimento. Refletindo sobre a existência dessas dicotomias, e no quanto elas se constituem em obstáculos ao processo formativo, é que a educação estética foi enfatizada, tendo-se como pressuposto o referencial teórico adorniano. As ideias de Adorno possibilitam o entendimento de como ocorre a danificação do processo formativo, além de oferecerem parâmetros que definem a essência da formação e contribuem para orientar a resistência à lógica semiformativa da indústria culturalpt
dc.description.abstractThis research investigates the level of interference of content and form of the cultural industry in the Pedagogy Course at Unicentro, Guarapuava city, Paraná State, more specifically the possibility of this fact be related to difficulties found by the students in the Didactics subject, during the planning process. The research had as theoretical reference the ideas of the philosopher Theodor W. Adorno about cultural industry, as well as the Brazilian theoretical production which discusses about education in the perspective of the Adornian Critical Theory. The field research is comprised by the application of questionnaires to the Pedagogy course students. The data analysis revealed a strong presence of content and form of cultural industry among the surveyed group. Nevertheless, these are not the only elements reached by the semi-formative logic of cultural industry, once it also extends to the conceptual pair reason and sensibility. In this acknowledged reality, the reason asserts its instrumental aspect and sensibility does not require rationality and cognitive effort. It is recognized that when the aesthetic sense is affected, cultural industry also affects knowledge process. Reflecting on the existence of these dichotomies and on how much they constitute an obstacle to the formation process, the aesthetic education was then emphasized, having as assumption the Adornian theoretical reference. Adorno’s ideas enable the understanding on how the formation process damage occurs, apart from offering parameters that define the essence of formation and contribute to guide the resistance to the semi-formative logic of cultural industryen
dc.format.extent204 f.
dc.identifier.aleph000676983
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationNEUVALD, Luciane. À sombra do esclarecimento: conteúdo e forma da indústria cultural no processo de formação de professores. 2011. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
dc.identifier.file000676983.pdf
dc.identifier.lattes1788063551247254
dc.identifier.orcid0000-0001-9620-5964
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101547
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt
dc.subjectEducação - Brasilpt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPedagogyen
dc.titleÀ sombra do esclarecimento: conteúdo e forma da indústria cultural no processo de formação de professorespt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes1788063551247254
unesp.advisor.orcid0000-0001-9620-5964
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000676983.pdf
Tamanho:
973.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format