Logotipo do repositório
 

Publicação:
O cuidado e a preservação das águas no município de Pradópolis/SP: cartilha pedagógica como recurso para educação ambiental no ensino fundamental

dc.contributor.advisorFlores, Edilson Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorBronzati, Clair [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-03-24T12:41:05Z
dc.date.available2025-03-24T12:41:05Z
dc.date.issued2025-01-14
dc.description.abstractA educação ambiental nas escolas desempenha um papel crucial na implementação e promoção de ações de preservação dos recursos hídricos, pois é por meio do conhecimento sobre o uso da água que se pode agir conscientemente como cidadãos. O trabalho, guiado pela intervenção formativa inspirada em Dermeval Saviani (2005), teve como objetivo o desenvolvimento de uma cartilha com teorias e práticas de orientação para o uso consciente da água, buscando incentivar sua compreensão, valorização e respeito como a mais essencial fonte de vida. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Augusto de Campos”, em Pradópolis/SP, e os dados coletados serviram de base para a elaboração da cartilha. Com o apoio da metodologia da intervenção formativa e da técnica de observação participante, foram conduzidas oficinas educativas, rodas de conversa, visitas a pontos de abastecimento e reservatórios de água do município, além de entrevistas com pais, responsáveis e professores da escola. Essas atividades permitiram que os alunos se apropriassem de maneira ativa e crítica do conhecimento sobre o uso e a preservação da água, conectando o contexto local às questões globais. De forma geral, discutiu-se a importância da preservação e do uso sustentável da água, transformando a cartilha em um instrumento pedagógico e uma ferramenta estratégica, que pode ser utilizada por outras unidades escolares do município.pt
dc.description.abstractEnvironmental education in schools plays a crucial role in the implementation and promotion of actions to preserve water resources, as it is through knowledge about water use that citizens can act consciously. The project, guided by formative intervention inspired by Dermeval Saviani (2005), aimed to develop a booklet with theories and practices for guiding the conscious use of water, seeking to encourage its understanding, appreciation, and respect as the most essential source of life.The research was conducted with 5th-grade students from the "Augusto de Campos" Municipal Elementary School in Pradópolis/SP, and the collected data served as the foundation for creating the booklet. With the support of the formative intervention methodology and the participant observation technique, educational workshops, discussion circles, visits to water supply points and municipal reservoirs, as well as interviews with parents, guardians, and teachers of the school, were carried out. These activities enabled students to actively and critically engage with knowledge about the use and preservation of water, connecting the local context to global issues. In general, the importance of water conservation and sustainable use was discussed, transforming the booklet into a pedagogical instrument and a strategic tool that can be utilized by other schools in the municipality.en
dc.identifier.capes33004129047P5
dc.identifier.citationBRONZATI, Clair. O cuidado e a preservação das águas no município de Pradópolis/SP: cartilha pedagógica como recurso para educação ambiental no ensino fundamental. Orientador: Edilson Ferreira Flores. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/295746
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectCrise hídricapt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectPradópolispt
dc.subjectCartilhapt
dc.subjectWater crisisen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectBookleten
dc.titleO cuidado e a preservação das águas no município de Pradópolis/SP: cartilha pedagógica como recurso para educação ambiental no ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeThe care and preservation of water in the municipality of Pradópolis/SP: pedagogical booklet as a resource for environmental education in elementary schoolen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication3e617d02-be8c-4328-b9f8-ebd286a468aa
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3e617d02-be8c-4328-b9f8-ebd286a468aa
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramGeografia - FCTpt
unesp.knowledgeAreaRecursos hídricos e meio ambientept
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bronzati_c_me_prud.pdf
Tamanho:
16.98 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: