Publicação: O cuidado e a preservação das águas no município de Pradópolis/SP: cartilha pedagógica como recurso para educação ambiental no ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Flores, Edilson Ferreira 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A educação ambiental nas escolas desempenha um papel crucial na implementação
e promoção de ações de preservação dos recursos hídricos, pois é por meio do
conhecimento sobre o uso da água que se pode agir conscientemente como cidadãos.
O trabalho, guiado pela intervenção formativa inspirada em Dermeval Saviani (2005),
teve como objetivo o desenvolvimento de uma cartilha com teorias e práticas de
orientação para o uso consciente da água, buscando incentivar sua compreensão,
valorização e respeito como a mais essencial fonte de vida. A pesquisa foi realizada
com alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Augusto de
Campos”, em Pradópolis/SP, e os dados coletados serviram de base para a
elaboração da cartilha. Com o apoio da metodologia da intervenção formativa e da
técnica de observação participante, foram conduzidas oficinas educativas, rodas de
conversa, visitas a pontos de abastecimento e reservatórios de água do município,
além de entrevistas com pais, responsáveis e professores da escola. Essas atividades
permitiram que os alunos se apropriassem de maneira ativa e crítica do conhecimento
sobre o uso e a preservação da água, conectando o contexto local às questões
globais. De forma geral, discutiu-se a importância da preservação e do uso sustentável
da água, transformando a cartilha em um instrumento pedagógico e uma ferramenta
estratégica, que pode ser utilizada por outras unidades escolares do município.
Resumo (inglês)
Environmental education in schools plays a crucial role in the implementation and
promotion of actions to preserve water resources, as it is through knowledge about
water use that citizens can act consciously. The project, guided by formative
intervention inspired by Dermeval Saviani (2005), aimed to develop a booklet with
theories and practices for guiding the conscious use of water, seeking to encourage its
understanding, appreciation, and respect as the most essential source of life.The
research was conducted with 5th-grade students from the "Augusto de Campos"
Municipal Elementary School in Pradópolis/SP, and the collected data served as the
foundation for creating the booklet. With the support of the formative intervention
methodology and the participant observation technique, educational workshops,
discussion circles, visits to water supply points and municipal reservoirs, as well as
interviews with parents, guardians, and teachers of the school, were carried out. These
activities enabled students to actively and critically engage with knowledge about the
use and preservation of water, connecting the local context to global issues. In general,
the importance of water conservation and sustainable use was discussed, transforming
the booklet into a pedagogical instrument and a strategic tool that can be utilized by
other schools in the municipality.
Descrição
Palavras-chave
Crise hídrica, Educação ambiental, Pradópolis, Cartilha, Water crisis, Environmental education, Booklet
Idioma
Português
Como citar
BRONZATI, Clair. O cuidado e a preservação das águas no município de Pradópolis/SP: cartilha pedagógica como recurso para educação ambiental no ensino fundamental. Orientador: Edilson Ferreira Flores. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.