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Educação física escolar no ensino fundamental: o recreio como espaço de cultura, movimento e descoberta

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Orientador

Silva, Márcio Pereira da

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa aborda a importância do recreio escolar no desenvolvimento integral das crianças e tem como objetivo geral investigar as preferências e interesses das crianças durante o recreio escolar em uma escola de zona rural, a fim de compreender as atividades recreativas que mais as engajam. O estudo foi realizado com estudantes dos anos iniciais, em uma instituição do Programa de Ensino Integral - PEI, localizada em uma área rural de uma cidade do interior do estado de São Paulo, adotando uma abordagem qualitativa, com observação participante, registro em diário de campo e aplicação de questionários. A análise dos dados foi realizada por meio dos estudos de Bardin, seguindo três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os resultados indicam que os meninos têm uma preferência consistente pela quadra, dedicando-se especialmente à queimada e aos esportes adaptados, enquanto as meninas apresentam interesses mais variados, como corda e elástico e atividades menos organizadas. Além disso, muitas das práticas recreativas observadas no recreio, como queimadas e outras brincadeiras mais organizadas, foram aprendidas inicialmente nas aulas de Educação Física e posteriormente replicadas durante os recreios. Alunos do 1º ao 2º ano valorizam o brincar com amigos, enquanto os de 3º ao 5º ano passam a destacar o descanso e a autonomia nas escolhas das atividades. A principal motivação para o recreio foi a interação com amigos (78%), seguida pelo descanso (12%) e pela diversão geral (10%), com as meninas enfatizando o aspecto social e os meninos, além da socialização, a exploração de novos espaços e brinquedos. Diante desses resultados, fica evidente que a Educação Física precisa conversar mais com a cultura das crianças, a qual se manifesta com mais força no recreio. Ao prestar atenção nesse universo, o professor não só tem a possibilidade de ensinar melhor, mas também aprender com o movimento da vida que acontece fora da sala. Dessa forma, este estudo convida à reflexão sobre a importância do recreio como espaço de aprendizado, desenvolvimento infantil e atuação da Educação Física, incentivando novas perspectivas pedagógicas que valorizem esse momento escolar. Como produto desta pesquisa, foi desenvolvido um folheto como recurso educacional, visando apoiar outros educadores interessados em explorar esse tema em suas práticas pedagógicas.

Resumo (inglês)

This research addresses the importance of school recess in the integral development of children and has the general objective of investigating children's preferences and interests during recess in a rural school, in order to understand the recreational activities that engage them the most. The study was conducted with students in the early years of an institution of the Programa de Ensino Integral - PEI, located in a rural area of a city in the interior of the state of São Paulo, adopting a qualitative approach, with participant observation, recording in a field diary and application of questionnaires. Data analysis was performed through Bardin's studies, following three phases: 1) pre-analysis, 2) exploration of the material and 3) treatment of the results, inference and interpretation. The results indicate that boys have a consistent preference for the court, dedicating themselves especially to dodgeball and adapted sports, while girls have more varied interests, such as rope and bungee and less organized activities. Furthermore, many of the recreational practices observed during recess, such as dodgeball and other more organized games, were initially learned in Physical Education classes and later replicated during recess. Students in grades 1 to 2 value playing with friends, while those in grades 3 to 5 begin to emphasize rest and autonomy in choosing activities. The main motivation for recess was interaction with friends (78%), followed by rest (12%) and general fun (10%), with girls emphasizing the social aspect and boys, in addition to socialization, exploring new spaces and toys. Given these results, it is clear that Physical Education needs to communicate more with children's culture, which is most strongly manifested during recess. By paying attention to this universe, teachers not only have the opportunity to teach better, but also to learn from the movement of life that happens outside the classroom. Thus, this study invites reflection on the importance of recess as a space for learning, child development and the role of Physical Education, encouraging new pedagogical perspectives that value this school moment. As a result of this research, a leaflet was developed as an educational resource, aiming to support other educators interested in exploring this theme in their pedagogical practices.

Descrição

Palavras-chave

Educação Física, Recreio, Escola Rural, Escola Integral, Ensino Fundamental, Recreation, Physical education, Rural School, Integral School

Idioma

Português

Citação

AMARAL, César Augusto dos Santos. Educação física escolar no ensino fundamental: o recreio como espaço de cultura, movimento e descoberta. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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Faculdade de Ciências
FC
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