Logo do repositório
 

Sentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Erros

dc.contributor.authorBianchini, Luciane Guimarães Batistella
dc.contributor.authorVasconcelos, Mario Sergio
dc.contributor.institutionUniversidade do Norte do Paraná
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:28:00Z
dc.date.available2018-11-12T17:28:00Z
dc.date.issued2017-07-01
dc.description.abstractAbstract: By means of Piaget's critical clinical method, the study investigated the meanings assigned to mistakes by four students in different activities and interactive situations. The research also analyzed the results of using self-regulatory situations in understanding mistakes initially committed by the students. Data collection instruments consisted of games, video recordings, diaries and interviews. Following intervention, the students were able to recognize their competence, establish positive interactions within the group, and avoid viewing mistakes as obstacles to learning. We concluded that the meanings assigned to mistakes depend on certain variables, among them feelings nurtured by the individuals about themselves, the other, and the object of knowledge.en
dc.description.abstractResumo: Por intermédio do método clínico crítico piagetiano, investigou-se as significações, atribuídas ao erro por quatro estudantes em diferentes atividades e situações interativas. Também foram verificados os resultados do emprego de situações autorreguladoras na compreensão do erro inicialmente apresentado por eles. Os instrumentos para a coleta de dados consistiram em jogos, videogravações, diários e entrevistas. Após intervenção, os alunos passaram a se perceber competentes, estabelecer interações positivas no grupo e deixar de conceber o erro como uma ação impeditiva do aprender. Concluiu-se que as significações de erro são dependentes de algumas variáveis; entre elas, os sentimentos nutridos pelos sujeitos sobre si, o outro e o objeto de conhecimento.pt
dc.description.affiliationUniversidade do Norte do Paraná
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent1035-1057
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623659501
dc.identifier.citationEducação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 42, n. 3, p. 1035-1057, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/2175-623659501
dc.identifier.fileS2175-62362017000301035.pdf
dc.identifier.issn2175-6236
dc.identifier.scieloS2175-62362017000301035
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158028
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação & Realidade
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectJean Piageten
dc.subjectMistakesen
dc.subjectMeaningsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectJean Piagetpt
dc.subjectErropt
dc.subjectSignificaçõespt
dc.subjectAprendizagempt
dc.titleSentir, Significar e Construir Conhecimento com Base nos Errospt
dc.title.alternativeEvoked Feelings, Assigned Meanings and Constructed Knowledge Based on Mistakesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2175-62362017000301035.pdf
Tamanho:
226.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções