Logotipo do repositório
 

Publicação:
Interculturalidade no currículo da disciplina de Ciências na escola indígena Tatakti Kyikatêjê: possibilidades de realização de um projeto societário

dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Messias Furtado da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-06-04T12:20:03Z
dc.date.available2019-06-04T12:20:03Z
dc.date.issued2019-04-12
dc.description.abstractEsta tese de doutorado é resultado de pesquisa do tipo qualitativo realizada na Terra Indígena Mãe Maria, Aldeia Gavião Kỳikatêjê, com o objetivo de identificar as características do conhecimento tradicional do povo indígena Gavião Kỳikatêjê e os significados que atribuem à educação escolar indígena, com foco na possibilidade de construir coletivamente uma perspectiva intercultural para a disciplina de ciências no currículo da Escola Indígena Tatakti Kỳikatêjê. A pesquisa volveu o olhar para os saberes tradicionais do povo indígena Gavião Kỳikatêjê; para o projeto societário da aldeia Kỳikatêjê; para a situação da disciplina de ciências na Escola Tatakti Kỳikatêjê; para a visão dos professores sobre a disciplina de ciências e o que consideram importante ensinar na disciplina de ciências em uma escola indígena. Identificamos que os sábios da aldeia têm profundo conhecimento sobre a floresta e se valem desse conhecimento para prover alimentos, cuidar da saúde e desenvolver manifestações culturais. Identificamos também que as lideranças querem uma aldeia com autonomia para decidir e construir seu futuro, no qual a escola e a disciplina de ciências têm papel de construir as pontes entre os saberes tradicionais do povo Gavião Kỳikatêjê e os saberes científicos do não indígena, mesmo que no momento a disciplina de ciências não atenda o desejado no projeto societário da aldeia. O estudo se caracteriza como estudo de caso do tipo etnográfico. A constituição dos dados obedeceu a múltiplos procedimentos, tais como observação participante e entrevistas, nos quais os interlocutores participaram ativamente na pesquisa. Os dados foram analisados sob a perspectiva proposta por Bogdan e Biklen (1994). Optamos por analisar após completada a constituição dos dados e por um processo de análise mais fluido, no qual as inferências foram desenvolvidas à medida que os dados iam sendo agrupados. A pesquisa mostrou que no universo cultural Gavião Kỳikatêjê existe rico conhecimento sobre a natureza que pode conviver com os saberes da ciência clássica no currículo da disciplina de ciências e que o ambiente da Aldeia Gavião Kỳikatêjê e da Escola Tatakti Kỳikatêjê é favorável para construir uma perspectiva curricular intercultural para a disciplina de ciênciaspt
dc.description.abstractThis doctor degree thesis is result of qualitative research realized in the Mãe Maria Indigenous Land, Gavião Kỳikatêjê Village, with the objective of identify the characteristics of traditional knowledge of the Gavião Kỳikatêjê indigenous people and the meanings attributed to indigenous school education, focusing on the possibility of building collectively an intercultural perspective for the discipline of science in the curriculum of the Tatakti Kỳikatêjê Indigenous School. The research turned the look to the traditional knowledge of the Gavião Kỳikatêjê Indigenous people; to the societal project of the Kýikatêjê Village; to the situation of the science discipline at Tatakti Kỳikatêjê School; to the teachers’ vision about the situation of the discipline and what is considered important to teach in the science discipline in an indigenous school. We have identified that the sages of the village have profound knowledge about the forest and use this knowledge to provide food, health care and develop their cultural manifestations. We also identified that the leaderships want a village with autonomy to decide and build their future, in which the school and the discipline of science have the role to build bridges between the traditional knowledge of the Gavião Kỳikatêjê people and the scientific knowledge of the non-indigenous, even though at the moment the discipline of science does not meet the intended in the societal project of the village. The study is characterized as a case study of the ethnographic type. The constitution of the data follows multiple procedures, such as participant observation and interviews, in which the interlocutors were active subjects in the research. The data were analyzed from the perspective proposed by Bogdan and Biklen (1994). We opted to analyze after completing the constitution of the data and by a more fluid analysis process, in which the inferences were being developed as the data were being grouped. The research showed that in the cultural universe Gavião Kỳikatêjê exist rich knowledge about nature that can coexist with the knowledge of classical science in the curriculum of discipline of science and that the environment of the Gavião Kỳikatêjê Village and the Tatakti Kýikatêjê School is propitious to construct a intercultural perspective for the discipline of scienceen
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdUEPA: 2017/350217
dc.identifier.aleph000917328
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes2374974313953772
dc.identifier.orcid0000-0002-0192-3988
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182211
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInterculturalidadept
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectIndigenous School Educationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectScience teachingen
dc.titleInterculturalidade no currículo da disciplina de Ciências na escola indígena Tatakti Kyikatêjê: possibilidades de realização de um projeto societáriopt
dc.title.alternativeInterculturality in the curriculum of the discipline of Sciences in the Tatakti Kỳikatêjê indigenous school: possibilities of realizing a societal projecten
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2374974313953772
unesp.advisor.orcid0000-0002-0192-3988
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaNão Constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_mf_dr_bauru.pdf
Tamanho:
5.18 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.07 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: