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Publicação:
O que podemos fazer?: o Relações Públicas na gestão e fortificação da marca

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Orientador

Santos, Célia Maria Hetz Godoy dos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Comunicação Social - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This study shows how public relations practice can help in the brand construction and fortification through the perspective of integrated organizational communication. The research begins with the historical context of the brand to reach the contemporaneous characteristics and concepts which break the barriers of product differentiation and to make possible to appear as one of the main assets of companies, starting to represent the connection between consumer and company. Following, the psychological, social and cultural aspects that influence the purchasing power and choices, are presented based on its concepts and researches about on consumption. From this information, highlights the importance of organizational communication and public relations, and how the professional in this area can manage the communication of the organization to align its integrating role and act effectively with different stakeholders from the interaction between them and the use of research with the aim of obtaining a positive impact on brand awareness. This work ends, based on theoretical review, showing the possibilities for the public relation professionals within organizational scenarios, and giving actions for the communication strategic planning aiming the fortification of the brand

Resumo (português)

O presente estudo demonstra como a prática das Relações Públicas pode auxiliar na construção e fortificação da marca sob a ótica da comunicação organizacional integrada. Para tanto, o trabalho parte da contextualização histórica da marca até atingir os conceitos e características contemporâneas, as quais ultrapassam a barreira de diferenciação de produto e emergem como um dos principais ativos das empresas, passando a simbolizar a ligação entre o consumidor e a empresa. Em seguida, os fatores psicológicos, sociais e culturais, que influenciam no poder de compra, são apresentados a luz de teorias, conceitos e pesquisas sobre o consumo. A partir dessas informações, evidencia-se a importância da comunicação organizacional e das Relações Públicas; e de como o profissional desta área pode gerir a comunicação da organização, de modo a alinhar seu papel integrador e atuar de maneira eficiente com os diferentes públicos a partir da interação entre eles e pelo uso de pesquisas, com o objetivo de obter reflexos positivos na percepção da marca. O trabalho se encerra, baseado na teorização descrita, apresentando campos emergentes para os profissionais de Relações Públicas inserido neste cenário organizacional, e propondo ações dentre um planejamento estratégico de comunicação, que resulte, consequentemente, na fortificação da marca

Descrição

Palavras-chave

Comunicação nas organizações, Relações publicas, Marca registrada, Consumidores, Comportamento do consumidor

Idioma

Português

Como citar

CHIARI, Bruna Faela. O que podemos fazer?: o Relações Públicas na gestão e fortificação da marca. 2010. 145 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.

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