Logotipo do repositório
 

Publicação:
UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS

dc.contributor.authorSilva, Osmar Henrique Moura Da
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorLaburú, Carlos Eduardo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:53:27Z
dc.date.available2021-07-14T10:53:27Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractIn a previous paper we justified the possibility of preparing students for rational debates of rival theories and/or conceptions and proposed an alternative teaching strategy based on Didactic Rational Reconstruction (DRR). This paper presents an analysis of some outcomes resulting from the application of that strategy in the teaching of heat and temperature concepts to High School students.en
dc.description.abstractUm trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Londrina, Departamento de Física
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.format.extent201-216
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172008100203
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 2, p. 201-216, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172008100203
dc.identifier.fileS1983-21172008000200201.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172008000200201
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213319
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectphysics teachingen
dc.subjectheat and temperature concepts teachingen
dc.subjecthistory and philosophy of science in science educationen
dc.subjectdidactic rational reconstruction.en
dc.subjectestratégia de ensinopt
dc.subjectreconstrução racional didáticapt
dc.subjecthistória e filosofia da ciência no ensinopt
dc.subjectensino de calor e temperatura.pt
dc.titleUM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOSpt
dc.title.alternativeA STUDY OF STUDENTS' PREPARATION FOR RATIONAL DEBATES OF RIVAL THEORIES AND/OR CONCEPTIONS IN A PHYSICS TEACHING STRATEGY INSPIRED BY LAKATOSen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172008000200201.pdf
Tamanho:
637.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format