Publicação: A voz como instrumento no desenvolvimento técnico-interpretativo de estudantes de viola de arco
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mattos, Wladimir Farto Contesini 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como principal finalidade levantar uma discussão com educadoras(es) sobre o papel da voz em uma aula de viola de arco, de modo que este seja um importante recurso no que se refere à afinação e desenvolvimento de musicalidade na performance musical das(os) instrumentistas. O trabalho é desenvolvido com base em uma breve revisão bibliográfica, sendo este dividido em três capítulos principais: A viola, a voz, e a prática. No decorrer da pesquisa são abordados aspectos como a construção da viola de arco e como isso influencia em sua performance; a anatomia da voz e um relato sobre experiências vividas e algumas importantes reflexões a partir de experimentações da voz neste contexto e também em outros como o da sala de aula de uma escola de educação básica. Por fim, há o relato sobre práticas realizadas com o orientador deste trabalho e meu colega de curso, e também a minha prática diária como educadora musical na Orquestra de Formação Alberto Nepomuceno - OFAN, a fim de relacionar e elaborar formas de usar este importante recurso que é a voz de maneira didática.
Resumo (inglês)
The main purpose of this work is to raise a discussion with educators about the role
of the voice in a viola class, so that it can be an important resource with regard to
tuning and development of musicality in the performers' musical performance. The
work is developed based on a brief literature review, and is divided into three main
chapters: The viola, the voice, and practice. During the research aspects such as the
construction of the viola and how this influences its performance, the anatomy of the
voice and a report on lived experiences and some important reflections from
experiments with the voice in this context and also in others such as the classroom of
a basic education school are addressed. Finally, there is the report on practices
carried out with the supervisor of this work and my course colleague, and also my
daily practice as a music educator in the Alberto Nepomuceno Training Orchestra -
OFAN, in order to relate and elaborate ways of using this important resource that is
the voice in a didactic way.
Descrição
Palavras-chave
Canto, Viola de arco, Voz - Educação, Afinação (Música), Música - Execução
Idioma
Português