Publication: Concepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educação
dc.contributor.advisor | Chaluh, Laura Noemi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Araújo, Júlia Cristina Lima de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T19:41:11Z | |
dc.date.available | 2023-08-21T19:41:11Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou compreender concepções de gênero e sexualidade que circulam no meio acadêmico e que estão vinculadas ao âmbito escolar. A partir disso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa considerando: a) Material Didático desenhado no Projeto Escola Sem Homofobia (Caderno). O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação em 2004, contudo, quando estava prestes a ser distribuído em 2011, foi suspenso; b) Documentos Oficiais da Educação Nacional - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ressaltando a importância do assunto durante a escolarização da criança/adolescente. Para ampliar a discussão teórica foi realizado levantamento de trabalhos publicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no GT-23 (Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação) no período de 2013-2019, para elencar dimensões que são levantadas naqueles trabalhos em relação ao tema central desta pesquisa, que é a sexualidade e gênero. O movimento de escolha para análise dos trabalhos se deu levando em consideração as palavras-chave: gênero e sexualidade podendo estar contidas: a) no título e b) nos resumos. Dentre os documentos oficiais, apenas os PCNs destacam a Orientação Sexual, ainda com uma abordagem biológica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e BNCC sofrem fortes influências da bancada religiosa e excluem qualquer menção ao tema. Os trabalhos analisados da ANPEd discutem sobre a responsabilidade política da educação de não silenciar esse tema, visto que esse movimento reforça estereótipos e preconceitos. Ao contrário, através do diálogo e conhecimento, a escola tem o papel de contribuir para diminuição da violência e preconceito, além de promover o respeito, empatia e inclusão. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/250383 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Gênero | pt |
dc.subject | Sexualidade | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Escola | pt |
dc.title | Concepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educação | pt |
dc.title.alternative | Conceptions of gender and sexuality: a look from the School Without Homophobia project and official education documents | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
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