Repository logo
 

Publication:
Concepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educação

dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.authorAraújo, Júlia Cristina Lima de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-08-21T19:41:11Z
dc.date.available2023-08-21T19:41:11Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou compreender concepções de gênero e sexualidade que circulam no meio acadêmico e que estão vinculadas ao âmbito escolar. A partir disso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa considerando: a) Material Didático desenhado no Projeto Escola Sem Homofobia (Caderno). O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação em 2004, contudo, quando estava prestes a ser distribuído em 2011, foi suspenso; b) Documentos Oficiais da Educação Nacional - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ressaltando a importância do assunto durante a escolarização da criança/adolescente. Para ampliar a discussão teórica foi realizado levantamento de trabalhos publicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no GT-23 (Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação) no período de 2013-2019, para elencar dimensões que são levantadas naqueles trabalhos em relação ao tema central desta pesquisa, que é a sexualidade e gênero. O movimento de escolha para análise dos trabalhos se deu levando em consideração as palavras-chave: gênero e sexualidade podendo estar contidas: a) no título e b) nos resumos. Dentre os documentos oficiais, apenas os PCNs destacam a Orientação Sexual, ainda com uma abordagem biológica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e BNCC sofrem fortes influências da bancada religiosa e excluem qualquer menção ao tema. Os trabalhos analisados da ANPEd discutem sobre a responsabilidade política da educação de não silenciar esse tema, visto que esse movimento reforça estereótipos e preconceitos. Ao contrário, através do diálogo e conhecimento, a escola tem o papel de contribuir para diminuição da violência e preconceito, além de promover o respeito, empatia e inclusão.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250383
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGêneropt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscolapt
dc.titleConcepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educaçãopt
dc.title.alternativeConceptions of gender and sexuality: a look from the School Without Homophobia project and official education documentsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
araujo_jcl_tcc_rcla.pdf
Size:
992.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

License bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:
Loading...
Thumbnail Image
Name:
araujo_jcl_autorizacao_rcla.pdf
Size:
400.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: