Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pinóquio, o leitor

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Ribeiro, Maria Augusta H. Wurthmann

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar os vários leitores presentes no clássico Pinóquio do escritor italiano Collodi. Do leitor que apenas consegue aprender o código da escrita e a sintaxe que comanda esse código, ou no dizer de Manguel (2009,p.41) - o processo mecânico de aprender o código da escrita na qual está codificada a memória de uma sociedade - ao leitor que consegue entender sua identidade e a sociedade que o cerca, ou também no dizer de Manguel (2009,p.41) - o aprendizado de como as inscrições nesse código servem para conhecer de maneira profunda, imaginativa e prática nossa identidade e a do mundo que nos cerca, onde encaixar o tipo de leitor que Collodi cria para seu personagem?. É válido, ainda, indagar quais são os outros leitores na obra Pinóquio e o que representariam? Tecer a leitura e a releitura de uma obra permite essas reflexões sobre a educação e o processo humanizador da literatura (Cândido,1989,p.112), proporcionando assim uma viagem de introspecção (auto-conhecimento),e a exploração e leitura do mundo, fatores estes fundamentais na formação da subjetividade e da autonomia de pensamento do sujeito

Descrição

Palavras-chave

Literatura - Estudo e ensino, Literatura infantojuvenil, Escritores e leitores

Idioma

Português

Como citar

AMORYM, Karina Kanamaru de. Pinóquio, o leitor. 2015. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação