Publicação: Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ortega, Eliane Maria Vani 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação Básica em sua etapa do ensino médio é um grande espaço para embates e discussões no que se refere ao seu objetivo. Destaca-se, neste projeto, a temática da utilização dos Itinerários Formativos como novos rumos para o Ensino Médio caracterizado pela escolha da área que os estudantes pretendem cursar e a importância das disciplinas que compõem as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a formação dos estudantes desta etapa do ensino básico das instituições públicas. A partir da Lei 13.415/2017 implanta-se uma reforma no Ensino Médio brasileiro que se pauta na configuração de um currículo não mais por componentes curriculares, mas por áreas específicas do conhecimento. O objetivo central desta pesquisa é investigar quais as relações entre os Itinerários Formativos e a Interdisciplinaridade, considerando para análise a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico na BDTD; Portal CAPES: teses, dissertações e periódicos e nas principais obras do referencial teórico dessa pesquisa, análise documental relativa às legislações referentes ao Ensino Médio com uma abordagem de análise crítica. Com a intenção de uma pesquisa exploratória, aplicou-se questionários para identificar a visão dos/as professores/as da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre a importância da Interdisciplinaridade e as relações com os Itinerários Formativos, e a partir desses dados foi possível desenvolver um grupo focal com os/as participantes do questionário a fim de fortalecer os argumentos que consolidam esse trabalho. Foi possível constatar a diluição e esvaziamento das especificidades das disciplinas dessa área em questão, além da superficialidade da questão da Interdisciplinaridade nos documentos e na visão dos docentes.
Resumo (inglês)
The Basic Education in its high school stage is a significant space for debates and discussions regarding its purpose. This project highlights the theme of the use of Formative Pathways as new directions for high school education characterized by choosing the area that students intend to pursue and the importance of the disciplines that make up the Social and Applied Human Sciences for the formation of students in this stage of basic education in public institutions. With the implementation of Law 13.415/2017, a reform is introduced into Brazilian high school education that is based on structuring curriculum not by curriculum components, but by specific areas of knowledge. The central objective of this research is to investigate the relationship between Formative Pathways and Interdisciplinarity, considering the area of Social and Applied Human Sciences for analysis. Therefore, we employ a qualitative approach through a bibliographic survey in BDTD; CAPES Portal: theses, dissertations, and periodicals, as well as the main works of the theoretical framework of this research, including document analysis related to legislation concerning high school education with a critical analysis approach. In order to conduct exploratory research, questionnaires were applied to identify the perspectives of teachers in the field of Social and Applied Human Sciences regarding the importance of Interdisciplinarity and its relationship with Formative Pathways. Based on this data, a focus group was developed with the questionnaire participants to strengthen the arguments that underpin this work. It was possible to observe the dilution and emptying of the specificities of the disciplines in this area, as well as the superficiality of the issue of Interdisciplinarity in the documents and in the teachers' perspective.
Descrição
Palavras-chave
Ensino médio, Itinerários formativos, Ciências humanas e sociais aplicadas, Interdisciplinaridade, High school, Formative pathways, Social and applied human sciences, Interdisciplinarity
Idioma
Português
Como citar
COSTA, Gustavo da Silva. Itinerários formativos no ensino médio e interdisciplinaridade: campo das ciências humanas e sociais aplicadas. Eliane Maria Vani Ortega. 2023. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.