Publicação: A reforma agrária no Brasil e a educação ambiental: um estudo a partir de teses e dissertações
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Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Ecologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A concentração fundiária é uma herança do processo colonizador no Brasil, e o modelo agrário atual tem refletido esse histórico de desigualdades e violências perpetradas em meio rural. A reforma agrária surge, portanto, como política urgente para descentralizar a posse de terra, a fim de frear a desigualdade social no campo e garantir o abastecimento interno nacional e a soberania alimentar de maneira sustentável. Nesse contexto, o presente trabalho corresponde a uma pesquisa documental qualitativa do tipo “estado da arte”, e se propôs a buscar as pesquisas brasileiras feitas entre os anos de 2006 e 2016 por estudantes de pós-graduação em suas teses e dissertações em Educação Ambiental não-formal, com o objetivo de compreender como é estabelecida a relação entre EA e reforma agrária nas pesquisas já realizadas, quais os referenciais teóricos e metodológicos utilizados, e quais as principais conclusões obtidas. Após a leitura dos resumos de 35 trabalhos encontrados no banco de dados do “Projeto EArte”, foram selecionadas 9 pesquisas, as quais constituíram o corpus documental. A maioria das pesquisas estão vinculadas a instituições de ensino superior federais, concentradas especialmente na região Sul do país, palco de importantes manifestações campesinas nos anos 80. A partir do corpus documental, foi feito um recorte de três pesquisas que associavam de maneira direta a EA à Reforma Agrária. Nesses trabalhos, os referenciais teóricos adotados demonstram o engajamento das publicações dentro da abordagem crítica da Educação Ambiental, devido à escolha de autores que defendem um modelo emancipatório e transformador de educação, como Paulo Freire e Marcos Reigota. Todas as pesquisas são de caráter qualitativo, e foram utilizadas diferentes metodologias no percurso investigativo das mesmas, como entrevistas, análise documental e a construção de mapas mentais. Observou-se que a luta pela terra e o direito agrário são eixos norteadores dentro das ações em EA realizadas dentro dos assentamentos rurais, e ainda que nos discursos dos assentados não relacionem os temas diretamente, a redistribuição agrária é intrínseca à construção de sociedades sustentáveis e justas, reivindicações tanto dos movimentos sociais campesinos quanto da própria EA crítica.
Resumo (inglês)
Land concentration is a legacy of the colonizing process in Brazil, and the current agrarian model has reflected this history of inequalities and violence perpetrated in rural areas. Therefore, agrarian reform emerges as an urgent policy to decentralize land tenure, in order to curb social inequality in the countryside and guarantee national domestic supply and food sovereignty in a sustainable way. In this context, the present work corresponds to a qualitative documentary research of the “state of the art” type, and proposed to seek the Brazilian research carried out between the years 2006 and 2016 by graduate students in their theses and dissertations in non formal Environmental Education, in order to understand how the relationship between EE and land reform is established in the research already carried out; which theoretical and methodological references are used, and which are the main conclusions obtained. After reading the abstracts of 35 works found in the “Projeto Earte” database, 9 researches were selected, which constituted the documentary corpus. Most of the research is linked to federal Universities, concentrated especially in the southern region of the country, scene of important peasant protests in the 1980s. From the documentary corpus, three researches that directly associated EA Agrarian Reform were selected. In these works, the theoretical references adopted demonstrate the engagement of publications within the critical approach to Environmental Education, due to the choice of authors who defend an emancipatory and transformative model of education, such as Paulo Freire and Marcos Reigota. All research had a qualitative nature, and different methodologies were used in their investigative path, such as interviews, document analysis and the construction of mental maps. It was observed that the struggle for land and agrarian law are guiding axes within the EE actions carried out within rural settlements, and even though the settlers’ speeches do not directly relate the environmental theme, agrarian redistribution is intrinsic to the construction of sustainable societies and fair demands from both the peasant social movements and the critical EA itself.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental crítica, EArte, Reforma agrária, MST, Movimentos sociais, Critical environmental education, Agrarian reform, Social movements
Idioma
Português