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Mathematics as Discourse

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Editor

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Initial steps are taken towards an interpretation of the discourse of mathematics, by showing that a mathematical model does not represent, but re-present; that it is not objective, but that it invents its objects; and that it is not descriptive, but performative. Mathematics-based discursive acts become identified, as crucial elements in an interpretation of mathematics as discourse. The discursive acts are: (1) technological imagination, (2) hypothetical reasoning, (3) legitimation or justification, (4) realisation, and (5) dissolution of responsibility. Through such acts, mathematics exercises symbolic power and makes possible new forms of symbolic violence.

Resumo (português)

Os passos iniciais para uma interpretação do discurso da matemática são considerados, mostrando que um modelo matemático não representa, mas re-apresenta; que não é objetivo, mas que inventa seus objetos, e que não é descritivo, mas performativo. A matemática baseada em atos discursivos se identifica como os elementos cruciais para uma interpretação da matemática como discurso. Os atos discursivos são: (1) imaginação tecnológica, (2) Raciocínio hipotético, (3) legitimação ou justificação, (4) realização, e (5) dissolução de responsabilidade. Por meio de tais atos, a matemática exerce o poder simbólico e torna-se possível nova forma de violência simbólica.

Descrição

Palavras-chave

Analytic Duality-Interpretation of Language, Discursive Interpretation of Language, Discursive Acts, Symbolic Power, Symbolic Violence, Analítica Dualidade da Interpretação da Linguagem, Interpretação Discursiva da Linguagem, Atos Discursivos, Poder Simbólico, Violência Simbólica

Idioma

Inglês

Citação

Bolema: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro, SP, Brazil: UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 773-790, 2012.

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