Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os conectivos e sua importância para o desenvolvimento da habilidade escrita

dc.contributor.advisorCriscuolo, Ana Carolina Sperança
dc.contributor.authorCorrêa, Karen Fabiane Leonel
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-04-10T13:42:46Z
dc.date.available2018-04-10T13:42:46Z
dc.date.issued2018-02-23
dc.description.abstractConsideramos neste trabalho o papel importante que as conjunções têm dentro da escrita proficiente. Os conectivos fazem parte da competência textual/discursiva que o falante da Língua Portuguesa deve possuir. Aprender a utilizar esses mecanismos de coesão é imprescindível, pois esses conectores dão ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de relações estabelecidos entre os elementos linguísticos que permitem a progressão das ideias de forma clara. Resultados apresentados em provas externas (Saresp, Prova Brasil, Avaliações da Aprendizagem em Processo) e produções escritas internas (realizadas em sala de aula) pelos alunos de uma escola pública estadual de São Paulo, em relação ao uso dos conectivos, mostram que os discentes não conseguem compreender o papel importante desses elementos linguísticos na sucessão do encadeamento do fluxo informacional no texto e nos sentidos por eles produzidos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivos: (a) analisar livros didáticos (Ensino Fundamental II) e compreender como é proposto o trabalho com os elementos de coesão, mais especificamente, as conjunções, e (b) desenvolver uma sequência didática que contribua para a compreensão das conjunções como elementos importantes para uma comunicação eficiente e um texto mais claro, que cumpre melhor o papel de interação entre o aluno e o meio em que está inserido (contexto social). Acredita-se que esse trabalho possa auxiliar os estudantes a utilizarem os elementos de coesão, mais especificamente as conjunções, de forma proficiente, o que os levará a desenvolver a habilidade escrita. A partir das limitações encontradas nos materiais didáticos analisados, em relação à abordagem dos conectivos (conjunções), discute-se esse conteúdo gramatical com base em trabalhos que trazem uma reflexão pautada no uso e na funcionalidade comunicativa desses elementos linguísticos (KOCH, 2001; NEVES, 2015; TRAVAGLIA, 2003, 2013), com a finalidade de se propor uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) para o ensino das conjunções, de forma a contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos.pt
dc.description.abstractWe consider in this work the important role that conjunctions have within proficient writing. The connectives are part of the textual / discursive competence that the speaker of the Portuguese Language should possess. Learning to use these mechanisms of cohesion is essential, as these connectors give the text greater readability, explaining the types of relationships established between the linguistic elements that allow the progression of ideas clearly. Results presented in external tests (Saresp, Prova Brasil, Evaluations of Process Learning) and written internal productions (carried out in the classroom) by the students of a state public school in São Paulo, regarding the use of connectives, show that the students they fail to understand the important role of these linguistic elements in the succession of the chain of information flow in the text and in the meanings they produce. In this context, the present work aims to: (a) analyze didactic books (Elementary School II) and understand how it is proposed to work with the elements of cohesion, specifically the conjunctions, and (b) develop a didactic sequence that contributes for the understanding of conjunctions as important elements for efficient communication and a clearer text, which better fulfills the interaction role between the student and the environment in which he / she is inserted (social context). It is believed that this work can help students to use the elements of cohesion, more specifically the conjunctions, in a proficient way, which will lead them to develop writing skills. From the limitations found in the didactic materials analyzed, in relation to the connective approach (conjunctions), this grammatical content is discussed based on works that bring a reflection based on the use and communicative functionality of these linguistic elements (KOCH, 2001; NEVES, 2004), for the purpose of proposing a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) for the teaching of conjunctions, in order to contribute to the development of students' writing skills.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId5649503
dc.identifier.aleph000899593
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153452
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental)pt
dc.subjectLíngua portuguesa - Conectivospt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt
dc.titleOs conectivos e sua importância para o desenvolvimento da habilidade escritapt
dc.title.alternativeThe connectives and their importance for the development of written abilitypt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaTeorias da Linguagem e Ensinopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
correa_kfl_me_assis.pdf
Tamanho:
5.11 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: