Publicação: Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola
dc.contributor.advisor | Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Sérgio Leandro de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-12-09T13:51:53Z | |
dc.date.available | 2016-12-09T13:51:53Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | Diante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as... | pt |
dc.identifier.aleph | 000869809 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf | |
dc.identifier.lattes | 8282678535227179 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/145429 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Proteção ambiental | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Avaliação sensorial | pt |
dc.subject | Escolas públicas | pt |
dc.subject | Sentidos e sensações | pt |
dc.subject | Jardins | pt |
dc.subject | Recuperação ecológica | pt |
dc.subject | Recuperação e remediação ambiental | pt |
dc.subject | Environmental education | pt |
dc.title | Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8282678535227179 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1