Logotipo do repositório
 

Publicação:
Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola

dc.contributor.advisorSpazziani, Maria de Lourdes [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Sérgio Leandro de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-12-09T13:51:53Z
dc.date.available2016-12-09T13:51:53Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractDiante das várias discussões sobre conservação ambiental que se fazem presentes na sociedade, a escola tem a função de promover conceitos e atitudes relacionados ao meio ambiente por meio da Educação Ambiental. Este trabalho se propôs a elaborar um Jardim Sensorial e grafitagem numa escola pública da cidade de Botucatu, investigando seu impacto no conhecimento teórico e na conscientização dos alunos, que os comprometa com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. O Jardim dos Sentidos é organizado para promover o uso dos sentidos humanos: Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição. A sensibilização dos órgãos sensoriais potencializa as relações do humano com o meio ambiente. Possibilita ―enxergar‖ a natureza e o entorno socioambiental pelo uso dos diferentes sentidos. Contribui para reflexões sobre como se dá e os benefícios de uma relação harmônica com o mesmo, sendo necessário para isso cuidado e respeito. O Grafite agrega ao espaço qualidade estética e de acolhimento a valores urbanos provindos da juventude, tornando o espaço mais atrativo e visitado pelos alunos. As atividades de montagem do Jardim e da pintura em arte-grafite envolveram professores de Ciências, de Artes e de Matemática e diretamente alunos do sétimo ano, oitavo ano, nono ano e ensino médio da educação básica. O projeto estrutural foi elaborado pelos universitários e levou em conta o estudo do espaço disponível na escola. As atividades de montagem do Jardim, de pintura do muro e de sensibilização dos alunos mobilizaram a comunidade acadêmica de toda a escola. Como resultado pedagógico, tivemos os alunos apresentando o espaço a visitantes. O fato foi muito gratificante, pois percebemos que conseguimos alcançar o nosso objetivo didático ao ver nossos alunos transmitindo o conhecimento que tinham adquirido aos colegas da outra escola. Eles explicavam como o Jardim estava organizado, iam apresentando as...pt
dc.identifier.aleph000869809
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sérgio Leandro de. Jardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escola. 2014. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-09-20/000869809.pdf
dc.identifier.lattes8282678535227179
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/145429
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProteção ambientalpt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectAvaliação sensorialpt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectSentidos e sensaçõespt
dc.subjectJardinspt
dc.subjectRecuperação ecológicapt
dc.subjectRecuperação e remediação ambientalpt
dc.subjectEnvironmental educationpt
dc.titleJardim sensorial e grafitagem: transformação do espaço escolar em atividades educadoras ambientais na escolapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8282678535227179
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000869809.pdf
Tamanho:
847.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format