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Publicação:
A influência das redes sociais e o consumo do luxo falsificado: Um olhar para a literatura.

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Orientador

Brancaleoni, Ana Paula Leivar

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Administração - FCAV

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O luxo está presente nas organizações sociais desde longa data na história, mudando seu conceito de acordo com as transformações da sociedade, seu modo de produção, suas prioridades, necessidades, desejos e símbolos, e modelos sociais a serem seguidos. Contudo, o acesso aos bens tidos como de luxo (produzidos por marcas renomadas no mercado e possui alto valor e qualidade de produção) não é possível a todas as pessoas em sociedades marcadamente desiguais. Frente à impossibilidade de consumo de produtos originais de luxo, surge um mercado de “luxo falsificado”, com preços acessíveis à camada da população que não teria recursos financeiros para adquirir o oficial. Tem-se que exposição social às plataformas de mídias digitais produzem influência em hábitos e comportamentos, os indivíduos de destaque nas plataformas, são denominados de influenciadores digitais. Há estratégias de publicidade que utilizam da imagem e credibilidade do influenciador digital. Os indivíduos que desejam projetar uma imagem social de status e destaque recorrem ao mercado de luxo falsificado se expondo a todos os riscos desse mercado. É necessário entender as motivações para o consumo de produto que se articula falsamente a uma marca. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica por meio das bases de dados Google Acadêmico e Scielo, considerando o período de 2011 a 2021. Utilizou-se como descritores luxo falsificado, influências nos hábitos de consumo, mercado de luxo, influenciadores digitais e a publicidade. Foram analisados 40 trabalhos, organizados nas seguintes categorias: Mercado do luxo: o que pensa o consumidor, o conceito de luxo, perfil do consumidor do mercado de luxo no Brasil, mercado do luxo falsificado, influências para o hábito de consumo e o influenciador digital, o mercado e a publicidade. Conclui-se que a publicidade do mercado de luxo que se utiliza da imagem e credibilidade do influenciador digital para promoção de seus produtos exerce influência sobre os hábitos de consumo dos indivíduos que consomem o conteúdo do influenciador possibilitando sua busca pelo mercado de luxo falsificado como forma de obter destaque no meio social em que vive e em suas páginas de redes sociais digitais.

Resumo (inglês)

The luxury concept it's inserted in the social organization for a long time in history, changing it’s meaning over society’s transformation, it’s production modes, priorities, necessities, desires, it’s symbolic system and following social models. However the consumption and access of luxury goods is not available for every person in an unequal society model. Due to the impossibility to consume, a new market sector comes up as a “fake luxury” with accessible prices for the people who can’t afford the official product. Is of knowledge that the exposure of the social media plataforms can influence consumption habits and behaviors of na individual and the ones who earns it’s notoriety in that plataforms recieve the title of digital influencer. There are specific marketing strategies that uses that notoriety and social image of that digital influencer. The individuals who desires to project a high status social images but don’t have enough economic resources to buy the oficial luxury product must rely on the fake luxury market, exposing themselves to all it’s risks. It’s necessary to understand the motivations for the search and interests in the fake luxury market. For that understanding, a bibliographic research was done through Scielo and Scholar Google database considering a period between 2011 and 2021. It was used as descriptors the words: fake luxury, influences on consumption habits, luxury market, digital influencers and the advertising. A total of 40 researches were analized and organized as the following categories: Market of luxury: what the consumer thinks, the concept of luxury, consumer profile of the luxury market in Brazil, counterfeit luxury market, influences on consumption habits and the digital influencer, market and advertising. It is concluded that the advertising of the luxury market that uses the image and credibility of the digital influencer to promote their products exerts influence on the consumption habits of individuals who consume the social media influencer content enabling their search for the counterfeit luxury market as way to get notoriety in the social environment the individual live in and on their social media profiles.

Descrição

Palavras-chave

Consumo (Economia) Pesquisa, Luxo, Redes sociais on-line

Idioma

Português

Como citar

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