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A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL

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Curso de graduação

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Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (espanhol)

La Astronomía aún es poco estudiada en los cursos de graduación, especialmente en el curso de Pedagogía, aunque se recomienda impartir este contenido desde los primeros años de la Enseñanza Primaria. Para comprender la relación entre la Astronomía y la formación inicial del pedagogo, esta investigación tiene como objetivo explorar la presencia y las características de la Astronomía en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pedagogía (PPC) presentes en las universidades federales de las capitales de los 26 estados brasileños y del Distrito Federal. Los resultados apuntan hacia la existencia de elementos de Astronomía en solo seis asignaturas, las cuales son analizadas según criterios específicos del análisis de contenido categórico de Bardin. Se considera que esta insuficiencia en la formación de los pedagogos puede conllevar una deficiencia en la formación científica de los alumnos de la Enseñanza Básica. Por lo tanto, surge la necesidad de revisar el currículo de Pedagogía, a fin de contemplar una Educación en Astronomía adecuada para la enseñanza en la Educación Básica.

Resumo (português)

A Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.

Descrição

Palavras-chave

Educação em Astronomia, Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Formação inicial em Pedagogia

Idioma

Português

Citação

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, p. -, 2023.

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