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A PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASIL

dc.contributor.authorDias E Dias, Thayná Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorSitko, Camila Maria
dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
dc.date.accessioned2025-04-29T18:58:15Z
dc.date.issued2023-10-20
dc.description.abstractLa Astronomía aún es poco estudiada en los cursos de graduación, especialmente en el curso de Pedagogía, aunque se recomienda impartir este contenido desde los primeros años de la Enseñanza Primaria. Para comprender la relación entre la Astronomía y la formación inicial del pedagogo, esta investigación tiene como objetivo explorar la presencia y las características de la Astronomía en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pedagogía (PPC) presentes en las universidades federales de las capitales de los 26 estados brasileños y del Distrito Federal. Los resultados apuntan hacia la existencia de elementos de Astronomía en solo seis asignaturas, las cuales son analizadas según criterios específicos del análisis de contenido categórico de Bardin. Se considera que esta insuficiencia en la formación de los pedagogos puede conllevar una deficiencia en la formación científica de los alumnos de la Enseñanza Básica. Por lo tanto, surge la necesidad de revisar el currículo de Pedagogía, a fin de contemplar una Educación en Astronomía adecuada para la enseñanza en la Educación Básica.es
dc.description.abstractA Astronomia ainda é pouco estudada nos cursos de graduação, especialmente no curso de Pedagogia, embora o ensino desse conteúdo seja recomendado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A fim de compreendermos como se dá essa relação entre a Astronomia e a formação inicial do pedagogo, esta pesquisa visa investigar a presença e as características da Astronomia nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Pedagogia presentes nas universidades federais das capitais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os resultados apontam a existência de elementos de Astronomia em apenas seis disciplinas, as quais são analisadas de acordo com critérios específicos da análise de conteúdo categorial de Bardin. Considera-se que essa insuficiência na formação dos pedagogos pode acarretar uma deficiência na formação científica dos alunos do Ensino Fundamental, havendo, portanto, a necessidade de revisão do currículo de Pedagogia, de forma a contemplar uma Educação em Astronomia indicada para o ensino na Educação Básica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Programa de pós-graduação em Educação para Ciência
dc.description.affiliationUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Departamento de Física
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Programa de pós-graduação em Educação para Ciência
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Departamento de Física
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240153
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, p. -, 2023.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172022240153
dc.identifier.fileS1983-21172023000100317.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.scieloS1983-21172023000100317
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/301446
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação em Astronomiapt
dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso (PPC)pt
dc.subjectFormação inicial em Pedagogiapt
dc.titleA PRESENÇA E AS CARACTERÍSTICAS DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DO BRASILpt
dc.title.alternativeLA PRESENCIA Y LAS CARACTERÍSTICAS DE LA ASTRONOMÍA EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL PEDAGOGO: UN ANÁLISIS DE LOS PROYECTOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS EN BRASILes
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.orcid0000-0002-7501-0671[1]
unesp.author.orcid0000-0003-4620-1388[2]
unesp.author.orcid0000-0002-3291-5382[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt

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