Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os sentidos da ciência no cenário industrial: a inovação tecnológica e suas implicações na política de educação superior

dc.contributor.advisorVaidergorn, José [UNESP]
dc.contributor.authorDelgado, Darlan Marcelo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:33:29Z
dc.date.available2014-06-11T19:33:29Z
dc.date.issued2010-05-12
dc.description.abstractA proposta da pesquisa é abordar a Educação Superior no cenário pós-implementação do Plano Real no Brasil, mais precisamente, a partir do início da primeira década do século XXI. Nesse contexto, o país abriu-se ao comércio internacional, adotando efetivamente o modelo de viés exportador industrial no mundo globalizado, no qual há crescente intensidade da competitividade internacional. O progresso técnico e o respectivo conhecimento tecnológico passaram a desempenhar papel central nas atividades empresariais com o fim específico de aplicá-los na produção de bens e serviços inovadores, considerados portadores de vantagens competitivas frente aos concorrentes. A inovação assume posição estratégica no referido cenário e sua geração passa a depender cada vez mais da aplicação de conhecimentos científicos. O objetivo central da pesquisa foi a compreensão do ponto de vista da Confederação Nacional da Indústria sobre as demandas de produção do conhecimento que são consideradas essenciais para as empresas alcançarem a inovação e, especialmente, a superação do hiato tecnológico diagnosticado no país, quando comparado aos países desenvolvidos e às economias emergentes, como as dos países conhecidos como “tigres asiáticos”. Adotou-se, como base teórica para a abordagem do problema de pesquisa, o conteúdo teórico-metodológico presente em obras selecionadas do economista e sociólogo Max Weber, a partir das quais se tornou possível a construção de argumentos sobre as funções e limites da ciência. A elaboração conceitual resultante converte-se em instrumento heurístico capaz de viabilizar a análise da relação entre ciência e técnica no cenário capitalista moderno, que tende a subordinar a política científica e tecnológica, bem como a política da Educação Superior, aos interesses...pt
dc.description.abstractThis research approaches higher education in Brazil after the implementation of “Plano Real”, an economic plan implemented by Brazilian government in the begging of the 1990´s. This research focuses on its reflects in the first decade of the 21st century, though. In this scenario, Brazil has opened itself to international market, adopting the industrial exporting country model of the globalized world, in which there is increasingly international competition. The technical progress and its related technological knowledge have assumed a central role in business activities, once they can be applied in the production of innovative goods and services, considered sources of competitive advantages. Innovation assumes strategic position in this scenario and its development depends more and more on the application of scientific knowledge. This research main goal was the understanding of the point of view of National Confederation of Industry Brazil – an organization that represents the industries in Brazil – about industries’ demands of knowledge production they consider essential to innovation and, in particular, to bridge Brazil’s technological gap, when compared to developed countries and emergent economies, like the Asian Tigers. The theoretical basis to approach the task was the theoretic and methodological content present in selected essays and books of the sociologist and economist Max Weber, which made possible building arguments about science functions and limits. The resulting conceptual elaboration turns into a heuristic tool capable of working out the relation between science and technique in modern capitalist scenario, which tends to make technological and scientific policies subordinate of industrial policies in order to guarantee economic oriented technical gains. The research goals were worked... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent375 f. : il., gráfs, tabs.
dc.identifier.aleph000623160
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationDELGADO, Darlan Marcelo. Os sentidos da ciência no cenário industrial: a inovação tecnológica e suas implicações na política de educação superior. 2010. 375 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
dc.identifier.filedelgado_dm_dr_arafcl_prot.pdf
dc.identifier.lattes9258095769277556
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/104782
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectInovações tecnologicaspt
dc.subjectEducationen
dc.titleOs sentidos da ciência no cenário industrial: a inovação tecnológica e suas implicações na política de educação superiorpt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes9258095769277556
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaPolítica e gestão educacionalpt
unesp.researchAreaPolítica educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
delgado_dm_dr_arafcl_prot.pdf
Tamanho:
2.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format