Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo

dc.contributor.authorGrosseli, Marcela Martins [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso, Bruna Klassa [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:49Z
dc.date.available2016-08-24T12:43:49Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIntrodução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Botucatu
dc.format.extent24
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011.
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf
dc.identifier.issn1679-4605
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143207
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.titleAprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativopt
dc.typeResumo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentFisiologia - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf
Tamanho:
26.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format