Publicação:
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11-23

Orientador

Souza Filho, Moacir Pereira de

Coorientador

Pós-graduação

Ensino de Física - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido alvo de muitas controvér-sias no ambiente escolar nos últimos anos. De um lado professores, coordenadores e di-retores, muitas vezes despreparados para lidar com a avalanche tecnológica que sufoca o processo ensino-aprendizagem. Do outro, alunos cada vez mais conectados e deslum-brados com seus smartphones que disponibilizam inúmeras oportunidades de acesso à informação e à comunicação. Esta pesquisa busca discutir e vivenciar este embate atra-vés de uma sequência didática estruturada para utilização do smartphone em sala de aula, visando a aprendizagem significativa de conteúdos da Física. Para tanto, estrutu-ramos um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor, onde abordamos os conteúdos da eletrodinâmica. A elaboração dos instrumentos anteriores foi embasada por dados levantados através da aplicação de questionários, sendo que estes, tiveram como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de David Ausubel.

Resumo (inglês)

Digital information and communication technologies has been the subject of much con-troversy in the school environment in recent years. On the one hand teachers, coordina-tors and directors, often unprepared to deal with the technological avalanche smothers the teaching-learning process. On the other, students increasingly connected and daz-zled with their smartphones that provide numerous opportunities for access to infor-mation and communication. This research aims to discuss and experience this clash through a structured instructional sequence to use the phone in the classroom with a view to significant learning of physics content. Therefore, we designed an application using the MIT App Inventor platform where we discuss contents of electrodynamics. The preparation of previous instruments was based on data collected through question-naires, and these as theoretical reference the Meaningful Learning of David Ausubel.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação