Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica

dc.contributor.advisorSouza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.contributor.authorRaminelli, Ulisses José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-24T16:27:52Z
dc.date.available2017-01-24T16:27:52Z
dc.date.issued2016-11-23
dc.description.abstractAs tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido alvo de muitas controvér-sias no ambiente escolar nos últimos anos. De um lado professores, coordenadores e di-retores, muitas vezes despreparados para lidar com a avalanche tecnológica que sufoca o processo ensino-aprendizagem. Do outro, alunos cada vez mais conectados e deslum-brados com seus smartphones que disponibilizam inúmeras oportunidades de acesso à informação e à comunicação. Esta pesquisa busca discutir e vivenciar este embate atra-vés de uma sequência didática estruturada para utilização do smartphone em sala de aula, visando a aprendizagem significativa de conteúdos da Física. Para tanto, estrutu-ramos um aplicativo utilizando a plataforma MIT App Inventor, onde abordamos os conteúdos da eletrodinâmica. A elaboração dos instrumentos anteriores foi embasada por dados levantados através da aplicação de questionários, sendo que estes, tiveram como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de David Ausubel.pt
dc.description.abstractDigital information and communication technologies has been the subject of much con-troversy in the school environment in recent years. On the one hand teachers, coordina-tors and directors, often unprepared to deal with the technological avalanche smothers the teaching-learning process. On the other, students increasingly connected and daz-zled with their smartphones that provide numerous opportunities for access to infor-mation and communication. This research aims to discuss and experience this clash through a structured instructional sequence to use the phone in the classroom with a view to significant learning of physics content. Therefore, we designed an application using the MIT App Inventor platform where we discuss contents of electrodynamics. The preparation of previous instruments was based on data collected through question-naires, and these as theoretical reference the Meaningful Learning of David Ausubel.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000878751
dc.identifier.capes33283010001P5
dc.identifier.lattes9240823312105954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148579
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectSmartphonept
dc.titleUma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmicapt
dc.title.alternativeA structured didactic sequence for integration of the smartphone to the activities in the classroom: development of an application for electrodynamicsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9240823312105954
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaProcessos de ensino e aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação no ensino de físicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
raminelli_uj_me_prud.pdf
Tamanho:
9.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: