Logotipo do repositório
 

Publicação:
Espaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docente

dc.contributor.authorRossi, Fernanda [UNESP]
dc.contributor.authorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:01Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:01Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como professoras de Educação Física, Pedagogia e Artes se referem à questão da (re)construção da identidade docente no espaço e tempo da formação continuada. Este trabalho apresenta análises preliminares de uma pesquisa longitudinal (2012-2017) que tem como objetivo principal analisar o processo da formação continuada relacionado à identidade docente no cenário contemporâneo e possibilitar análises críticas compartilhadas entre professores(as) da educação básica, docentes universitários e estudantes da graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa e participam dezessete professoras (da ed. infantil e ens. fundamental), cursistas de um programa de formação continuada no âmbito da Cultura Corporal de Movimento, promovido por uma Universidade Pública em parceria com uma Secretaria Municipal de Educação paulista. Os dados foram coletados por grupo focal e observações de campo. Concluiu-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada com a constituição da identidade docente, valorizada pelas professoras como um elemento que possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais e assim manter o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade revelou-se no espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente concepções sobre o que é ser professor. As professoras revelaram, ainda, a necessidade de oportunidades para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, portadoras de uma identidade profissional própria. Entende-se que a formação desenvolvida na perspectiva crítica e colaborativa é propícia para (re)construir a identidade coletiva.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências (FC)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências (FC)
dc.format.extent6308-6320
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6308-6320
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6308-6320.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes9846955307186551
dc.identifier.orcid0000-0002-4760-4712
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141683
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleEspaços e tempos da formação continuada e a (re)construção da identidade docentept
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9846955307186551[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4760-4712[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação Físicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-6308-6320.pdf
Tamanho:
532.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format