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Publicação:
As vozes de servidores com deficiência: uma análise da inclusão em universidades públicas

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Orientador

Bizelli, José Luís

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho abordou a inclusão de servidores que se declararam com deficiência em três universidades públicas: UFSCar, UFSC e UNESP. Nesse sentido, buscou-se identificar e descrever a situação de servidores com deficiência que trabalham nessas universidades públicas, bem como avaliar, neste espaço, as ações realizadas por meio da legislação vigente. A pesquisa, caracterizada como um estudo exploratório de natureza descritivo-analítica, parte da análise de documentos e da realização de questionários e entrevistas. Foram 69 servidores entrevistados por questionário e, destes, 12 participaram da entrevista semiestruturada. Dar voz aos servidores permitiu a reflexão de como as instituições de ensino superior, promotoras de pesquisas científicas e do discurso da inclusão, estão agindo com seu próprio corpo de servidores com deficiência. Chamou a atenção o grande índice de servidores que responderam já terem sofrido discriminação e preconceito dentro do mercado de trabalho, evidenciando a necessidade de se pensar, além do ingresso da pessoa com deficiência, principalmente, sua permanência. Desse modo, a maioria dos servidores entrevistados alegaram não se sentirem valorizados em seus postos de trabalho e, ainda, afirmaram desconhecerem as comissões e grupos de acessibilidades dentro das instituições de ensino superior. As questões elencadas permeiam a ótica da acessibilidade dentro das universidades e dos postos de trabalho, apontando para a necessidade da garantia de recursos de tecnologia assistivas para inclusão efetiva no exercício laboral. Outro ponto investigado foi o conhecimento das leis de inclusão e perspectivas perante a elaboração de políticas públicas para a pessoa com deficiência. Os servidores declararam haver uma grande lacuna entre o que é proposto nas leis e o que de fato se efetiva no cotidiano. Assim, nota-se que as universidades públicas investigadas não estão efetivamente preparadas para receber, no seu quadro de servidores, pessoas com deficiência, de modo que se torna necessário aprimorar seus processos, refletir suas práticas e dar voz aos seus servidores. Dessa forma, as análises trilham o caminho para ações que possam, de fato, atingir toda a comunidade acadêmica e se desdobrar em medidas inclusivas que possam ser transplantadas para toda a sociedade.

Resumo (inglês)

The following investigation addressed the inclusion of servers that declared themselves disabled in three public universities: UFSCar, UFSC and UNESP. In this sense, we sought to identify and describe the situation of disabled employees working in these public universities, as well as evaluate in this space, the actions carried out by means of the current legislation. The research characterized as an exploratory study of descriptive-analytical nature, starts from the analysis of documents and the accomplishment of questionnaires and interviews. There were 69 servers interviewed by questionnaire, of which 12 participated in the semi-structured interview. Giving a voice to the servers allowed us to reflect on how higher education institutions, promoters of scientific research and the discourse of inclusion, are acting with their own bodies of disabled servants. Attention was drawn to the large number of employees who answered that they had already suffered discrimination and prejudice within the labor market, evidencing the need to think beyond the entrance of the disabled person, but mainly, their permanence. In this sense, most of the servers interviewed claimed not to feel valued at their jobs and also stated that they did not know the commissions and groups of accessibilities within higher education institutions. The issues listed permeate the viewpoint of accessibility within universities and workplaces, pointing to the need to guarantee assistive technology resources for effective inclusion in the work exercise. Another point investigated was the knowledge of the laws of inclusion and perspectives before the elaboration of public policies for the person with disability. Servers have argued that there is a large gap between what is proposed in the laws and what is actually effective in everyday life. Thus, as a first conclusion, it is noted that the public universities investigated are not effectively prepared to receive persons with disabilities in their staff. You have to improve your processes, reflect your practices, and give your servers a voice. In this way, the analyzes guide the way for actions that can, in fact, reach the entire academic community and unfold in inclusive measures that can be transplanted to the whole society.

Resumo (francês)

L'enquête suivante a porté sur l'inclusion de serveurs qui se sont déclarés handicapés dans trois universités publiques: UFSCar, UFSC et UNESP. Dans ce sens, nous avons cherché à identifier et décrire la situation des employés handicapés travaillant dans ces universités publiques, et à évaluer dans cet espace les actions menées au moyen de la législation en vigueur. La recherche, qualifiée d’étude exploratoire de nature descriptive et analytique, part de l’analyse de documents et de la réalisation de questionnaires et d’interviews. Il y avait 69 serveurs interrogés par questionnaire, dont 12 ont participé à l'entretien semi-structuré. Donner la parole aux serveurs nous a permis de réfléchir à la manière dont les établissements d’enseignement supérieur, promoteurs de la recherche scientifique et du discours de l’inclusion, agissent avec leur propre corps de serviteurs handicapés. L’attention a été attirée sur le grand nombre d’employés qui ont répondu qu’ils avaient déjà subi des discriminations et des préjugés sur le marché du travail, mettant en évidence la nécessité de penser au-delà de l’entrée de la personne handicapée, mais surtout de sa permanence. En ce sens, la plupart des serveurs interrogés ont affirmé ne pas se sentir valorisés dans leur travail et ont également déclaré ne pas connaître les commissions et les groupes d'accessibilité au sein des établissements d'enseignement supérieur. Les questions énumérées imprègnent le point de vue de l'accessibilité au sein des universités et des lieux de travail, soulignant la nécessité de garantir des ressources de technologie d'assistance pour une inclusion effective dans l'exercice de travail. Un autre point étudié était la connaissance des lois d'inclusion et des perspectives avant l'élaboration de politiques publiques pour les personnes handicapées. Les serveurs ont fait valoir qu'il y avait un grand fossé entre ce qui est proposé dans les lois et ce qui est réellement efficace dans la vie quotidienne. Ainsi, en guise de première conclusion, il convient de noter que les universités publiques faisant l’objet d’une enquête ne sont pas bien préparées à accueillir des personnes handicapées dans leur personnel. Vous devez améliorer vos processus, refléter vos pratiques et donner la parole à vos serveurs. De cette manière, les analyses guident la voie à des actions qui peuvent en réalité atteindre toute la communauté universitaire et se dérouler sous forme de mesures inclusives pouvant être transplantées dans toute la société.

Descrição

Palavras-chave

Pessoa com deficiência, Inclusão, Servidores com deficiência, Universidade Pública, Mercado de trabalho

Idioma

Português

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