Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A inclusão escolar de crianças bem pequenas com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Mercado, Elisangela Leal de Oliveira

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente dissertação investiga a inclusão de crianças bem pequenas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, reconhecendo a escola como espaço privilegiado de convivência, aprendizagem e desenvolvimento. A pesquisa parte da compreensão de que, na primeira infância, educar e cuidar são dimensões inseparáveis, e que o brincar, a interação e o acolhimento constituem eixos centrais para promover experiências significativas. O estudo foi desenvolvido a partir de um estudo de caso em uma escola municipal, envolvendo entrevistas com professores, gestores e profissionais de apoio, além de observações em turmas de Maternal I e II, que atendem crianças entre 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses. O objetivo foi compreender como se constroem as práticas inclusivas no cotidiano escolar, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pelos educadores diante das necessidades das crianças com TEA. Os resultados apontaram avanços importantes, mas também revelaram limites. Os professores demonstraram empenho em acolher as crianças e promover aprendizagens significativas, mas relataram insegurança diante da falta de formação específica e da ausência de apoio contínuo. A escassez de recursos e a fragilidade do trabalho colaborativo com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) surgiram como entraves que comprometem as práticas inclusivas. Ainda assim, observou-se que o brincar e a rotina escolar têm papel fundamental no processo de inclusão, favorecendo vínculos, estimulando interações e garantindo maior segurança às crianças. Outro aspecto evidenciado foi a sobrecarga dos professores, que muitas vezes se sentem sozinhos na tarefa de incluir, sem o suporte necessário da gestão e das políticas públicas. Apesar das barreiras, a pesquisa evidenciou possibilidades promissoras. Experiências de acolhimento sensível, organização de rotinas visuais e adaptação dos espaços e tempos mostraram que a inclusão é viável quando os professores se apoiam em estratégias intencionais e na valorização das singularidades de cada criança. Conclui-se que a inclusão não pode ser entendida apenas como matrícula ou presença física, mas como a criação de condições reais de participação e aprendizagem. Como contribuição prática, o trabalho resultou na elaboração do e-book, produzido para apoiar professores da Educação Infantil no trabalho com crianças bem pequenas com TEA. O material oferece reflexões, orientações e propostas pedagógicas que podem auxiliar na construção de ambientes mais acolhedores e inclusivos. Ao final, esta pesquisa reafirma que a inclusão é um processo em construção, que demanda compromisso coletivo, investimento em formação docente, fortalecimento das políticas públicas e uma mudança cultural que reconheça o direito de cada criança de estar, aprender e pertencer verdadeiramente à escola.

Resumo (inglês)

This dissertation investigates the inclusion of very young children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education, recognizing school as a privileged space for coexistence, learning, and development. The research is based on the understanding that, in early childhood, education and care are inseparable dimensions, and that play, interaction, and nurturing are central axes for promoting meaningful experiences. The study was carried out through a case study in a municipal school, involving interviews with teachers, managers, and support professionals, as well as observations in Maternal I and II classrooms, which serve children between 1 year and 7 months and 3 years and 11 months of age. The objective was to understand how inclusive practices are constructed in daily school life, the challenges faced, and the strategies used by educators to meet the needs of children with ASD. The results indicated significant progress but also revealed important limitations. Teachers showed commitment to welcoming children and promoting meaningful learning but reported insecurity due to the lack of specific training and ongoing support. Scarcity of resources and weak collaboration with Specialized Educational Services (AEE) emerged as obstacles that compromise inclusive practices. Nonetheless, play and school routines were observed to play a fundamental role in the inclusion process, fostering bonds, stimulating interactions, and providing children with greater security. Another aspect highlighted was teacher overload, as many often feel alone in the task of inclusion without adequate support from management and public policies. Despite these barriers, the research identified promising possibilities. Practices of sensitive care, the use of visual routines, and the adaptation of spaces and schedules demonstrated that inclusion is viable when teachers rely on intentional strategies and value the uniqueness of each child. The study concludes that inclusion cannot be understood merely as enrollment or physical presence but as the creation of real conditions for participation and learning. As a practical contribution, the research resulted in the development of the e-book, designed to support Early Childhood Education teachers working with very young children with ASD. The material provides reflections, guidelines, and pedagogical proposals to help build more welcoming and inclusive environments. Ultimately, this research reaffirms that inclusion is a process under construction, demanding collective commitment, investment in teacher training, the strengthening of public policies, and a cultural shift that recognizes every child’s right to be, to learn, and to truly belong at school.

Descrição

Palavras-chave

Educação de crianças, Educação inclusiva, Transtorno do Espectro do Autismo, Prática de ensino, Children's education, Inclusive education, Autism Spectrum Disorder, Teaching practice

Idioma

Português

Citação

SILVA, Analice Andreoli da. A inclusão escolar de crianças bem pequenas com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil: um estudo de caso. Orientador: Elisangela Leal de Oliveira Mercado. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação