Histórias de pedras: as narrativas que os monumentos literários da cidade de São Paulo revelam
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Data
Autores
Orientador
André, Carminda Mendes 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os monumentos que homenageiam escritores e escritoras na cidade de São Paulo como narradores de memórias no espaço urbano. A fundamentação teórica privilegia temas ligados à literatura comparada, leitura de monumentos e geopoesia. A abordagem adotada é qualitativa, articulando a escrita de diário como processo de registro das caminhadas realizadas. Além disso, a pesquisa apresenta dados quantitativos relacionados a marcadores sociais, raciais e de gênero presentes nos monumentos literários. Como resultado, este trabalho apresenta uma arte impressa com a síntese da pesquisa, oferecendo acesso às informações de forma concisa e acessível. A realização deste estudo possibilita: i) expandir a perspectiva do comparatismo literário para além do diálogo entre textos e autores, incorporando a análise relacional entre monumentos e produção literária; ii) avançar na produção de conhecimento sobre os monumentos literários no espaço público da cidade de São Paulo; iii) estimular a leitura e a produção literária a partir do contato com os monumentos. Este projeto contribui com as discussões sobre a rua como território de aprendizagem em artes, história e literatura, ao propor práticas poéticas e pedagógicas mediadas pela experiência com os monumentos.
Resumo (inglês)
This research aims to investigate the monuments that honor writers in the city of São Paulo as narrators of memory in the urban space. The theoretical framework focuses on themes related to comparative literature, the reading of monuments, and geopoetics. The adopted approach is qualitative, combining diary writing as a process for documenting the walking routes undertaken. Additionally, the research presents quantitative data concerning social, racial, and gender markers found in literary monuments. As a result, this work includes a printed artwork that synthesizes the research, providing access to the information in a concise and accessible format. This study enables: i) an expansion of the perspective of literary comparatism beyond the dialogue between texts and authors, incorporating a relational analysis between monuments and literary production; ii) the advancement of knowledge production regarding literary monuments in the public spaces of São Paulo; iii) the encouragement of reading and literary creation through engagement with these monuments. This project contributes to discussions on the street as a learning territory for arts, history, and literature, by proposing poetic and pedagogical practices grounded in the experience of encountering monuments.
Resumo (espanhol)
Esta investigación tiene como objetivo investigar los monumentos que rinden homenaje a escritores y escritoras en la ciudad de São Paulo como narradores de memorias en el espacio urbano. El marco teórico privilegia temas vinculados a la literatura comparada, la lectura de monumentos y la geopoesía. El enfoque adoptado es cualitativo, articulando la escritura de un diario como proceso de registro de las caminatas realizadas. Además, la investigación presenta datos cuantitativos relacionados con marcadores sociales, raciales y de género presentes en los monumentos literarios. Como resultado, este trabajo presenta una obra impresa con la síntesis de la investigación, ofreciendo acceso a la información de forma concisa y accesible. La realización de este estudio permite: i) expandir la perspectiva del comparatismo literario más allá del diálogo entre textos y autores, incorporando el análisis relacional entre monumentos y producción literaria; ii) avanzar en la producción de conocimiento sobre los monumentos literarios en el espacio público de la ciudad de São Paulo; iii) estimular la lectura y la producción literaria a partir del contacto con los monumentos. Este proyecto contribuye a las discusiones sobre la calle como territorio de aprendizaje en artes, historia y literatura, al proponer prácticas poéticas y pedagógicas mediadas por la experiencia con los monumentos.
Descrição
Palavras-chave
Arte - São Paulo (SP), Arte e literatura - São Paulo (SP), Escritoras, Escritores, Monumentos - São Paulo (SP), Patrimônio artístico - São Paulo (SP), Patrimônio cultural - São Paulo (SP)
Idioma
Português
Citação
VIANA, Daniel Rodrigo. Histórias de pedras: as narrativas que os monumentos literários da cidade de São Paulo revelam. Orientadora: Carminda Mendes André. 2025. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.