Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação, trabalho e exclusão social no mundo globalizado

dc.contributor.authorMagnoni Júnior, Lourenço
dc.contributor.authorMagnoni, Antonio Francisco [UNESP]
dc.contributor.authorMagnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdade de Tecnologia de Lins (FATEC)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:04Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:04Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThis paper reflects on education, work and social issues in the globalized world, where the transformations technical / scientific / informational, articulate the context and intentions capitalists generated unemployment and social exclusion of millions of people in the name of competitiveness and streamlining production . Brazil, a country with vast territory, the diversity of strategic resources, large population and vast internal market, has the potential to achieve full autonomy socioeconomic during the twenty-first century. However, the achievement of autonomy depends on the socioeconomic development of a strategic project to education to train the new generations and to upgrade the skills of workers at work. The construction of a just society depends on acquisition of knowledge, skills and social skills and labor to keep up with rapid changes afforded by developments in science and technology of the third millennium and build a collective consciousness able to avoid degrading economic, environmental and social fundamental condition for all Brazilians are full citizens.en
dc.description.abstractO artigo reflete sobre a educação, o trabalho e a questão social no mundo globalizado, onde as transformações técnico/científico/informacionais, articuladas ao contexto e às intenções capitalistas geraram o desemprego e a exclusão social de milhões de pessoas em nome da competitividade e da racionalização produtiva. O Brasil, país com imenso território, diversidade de recursos estratégicos, grande população e vasto mercado interno, tem potencial para conquistar plena autonomia socioeconômica no decorrer do século XXI. Contudo, a conquista da autonomia socioeconômica depende do desenvolvimento de um projeto estratégico de educação para formar as novas gerações e para atualizar os conhecimentos dos trabalhadores em atividade. A construção de uma sociedade justa depende de aquisição de conhecimentos, competências e habilidades sociais e laborais para acompanhar as rápidas transformações proporcionadas pela evolução da ciência e da tecnologia do terceiro milênio e construirmos uma consciência coletiva capacitada para evitar a degradação econômica, ambiental e social, é condição fundamental para que todos os brasileiros sejam cidadãos plenos.pt
dc.description.affiliationFaculdade de Tecnologia de Lins (FATEC), Lins, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent98-108
dc.identifierhttp://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXV_1/AGB_dez2011_artigos_versao_internet/AGB_dez2011_14.pdf
dc.identifier.citationCiência Geográfica, v. 15, n. 1, p. 98-108, 2011.
dc.identifier.fileISSN1413-7461-2011-15-01-98-108.pdf
dc.identifier.issn1413-7461
dc.identifier.lattes5446515762795697
dc.identifier.lattes8853288470060193
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134716
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCiência Geográfica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducationen
dc.subjectGlobalizationen
dc.subjectScienceen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectInformationen
dc.subjectLaboren
dc.subjectTechnical and technological educationen
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectSocial transformationen
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectGlobalizaçãopt
dc.subjectCiênciapt
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectInformaçãopt
dc.subjectTrabalhopt
dc.subjectEnsino técnico e tecnológicopt
dc.subjectDesenvolvimentopt
dc.subjectTransformação socialpt
dc.titleEducação, trabalho e exclusão social no mundo globalizadopt
dc.title.alternativeEducation, labor and social exclusion in a globalized worlden
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5446515762795697
unesp.author.lattes8853288470060193
unesp.author.lattes5884461869811166[2]
unesp.author.orcid0000-0001-8515-2457[3]
unesp.author.orcid0000-0002-6495-8045[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1413-7461-2011-15-01-98-108.pdf
Tamanho:
112.14 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format