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Publicação:
A relação da pedagogia hospitalar e o SUS: a busca por uma trajetória integradora no estado de São Paulo

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Orientador

Adam, Joyce Mary

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa objetiva uma análise dos obstáculos que dificultam a efetivação da pedagogia hospitalar no Sistema Único de Saúde buscando compreender a relação interseccional entre estas áreas - educação e saúde - que garantem uma cidadania digna às crianças e adolescentes em tratamento hospitalar prolongado. Para tanto, está estruturada uma pesquisa qualitativa de caráter documental e exploratório, considerando os seguintes instrumentos de análise: dados bibliográficos e dados de fontes primárias fornecidos por documentos ainda não analisados cientificamente com o intuito de testar hipóteses acerca da temática. A partir disso, o texto contextualiza a dimensão da educação em ambiente hospitalar através de estudos apresentados cientificamente; também mapeia a escassa discussão em torno de uma temática essencial na vida dos escolares hospitalizados, além de explicitar os instrumentos legais que regulamentam e apoiam a educação hospitalar mas são barrados pelos subterfúgios existentes que fazem o Estado de São Paulo cerrar os olhos aos direitos dos alunos-pacientes, da classe hospitalar, a ver as dificuldades encontradas ao tentar comparar dois projetos implementados no Estado por hospitais das redes pública e privada que resultou no desconhecimento da atual realidade paulistana em torno da implementação de classes hospitalares. De todo modo, para que o potencial da pedagogia hospitalar seja totalmente aproveitado, é fundamental contar com o suporte de políticas e instituições públicas que ofereçam a continuidade da infância através do processo de ensino-aprendizagem, independente do meio na qual o discente esteja inserido.

Resumo (inglês)

This research aims to analyze the obstacles that hinder the implementation of hospital pedagogy in the Unified Health System, seeking to understand the intersectional relationship between these areas - education and health - that guarantee dignified citizenship for children and adolescents undergoing prolonged hospital treatment. To this end, a qualitative documentary and exploratory study is structured, using the following analysis tools: bibliographic data and primary source data provided by documents that have not yet been scientifically analyzed, with the aim of testing hypotheses about the subject. From this, the text contextualizes the dimension of education in a hospital environment through scientifically presented studies; It also maps out the scant discussion around an essential issue in the lives of hospitalized schoolchildren, as well as explaining the legal instruments that regulate and support hospital education, but which are blocked by existing subterfuges that make the state of São Paulo turn a blind eye to the rights of pupil-patients, of the hospital class, seeing the difficulties encountered when trying to compare two projects implemented in the state by public and private hospitals, which resulted in a lack of knowledge of the current reality in São Paulo around the implementation of hospital classes. In any case, for the potential of hospital pedagogy to be fully utilized, it is essential to have the support of public policies and institutions that offer the continuity of childhood through the teaching-learning process, regardless of the environment in which the student is inserted.

Descrição

Palavras-chave

Escolares hospitalizados, Educação e saúde, Saúde pública, Atendimento pedagógico hospitalar, Hospitalized schoolchildren, Education and health, Public health, Hospital pedagogical care

Idioma

Português

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